QUERO RECICLAR MAIS

Caro leitor, nós chegamos até aqui: a terceira parte desta sequência de artigos sobre reciclagem onde foi apresentado, de forma simples e didática, as principais maneiras de lidar com o consumo de resíduos. Junto com meus colegas da Fatec Cotia, busquei entender quais eram as principais dificuldades de cada indivíduo e qual era sua relação com a reciclagem. Também pudemos conhecer um pouco da realidade de pessoas que trabalham através de iniciativas na coleta e separação de resíduos, como a Marly Monteiro Andrade dos Santos – Presidente da Coopernova Cotia Recicla, que tem-se dedicado desde 2013 nesta Cooperativa, buscando parcerias e lutando pela conscientização ambiental e reciclagem, mas também pelo social.

Além do recebimento dos recicláveis em seus 2 pontos de atuação localizados na Rua Nova Pátria, 120 (Jd. Nova Cotia) e Estrada Manoel Lages do Chão, 590 (Caiapiá) a Coopernova faz a retirada de materiais em empresas, condomínios, escolas e demais parceiros em Cotia.

“A Prefeitura, em conjunto com a Cotia Ambiental, disponibiliza 3 caminhões com motorista e ajudante e faz a coleta seletiva nos pontos determinados, após treinamento de Educação Ambiental realizado pela Coopernova. Recebemos diariamente a coleta dos materiais pelos 3 caminhões da Prefeitura/Cotia Ambiental, mais a coleta efetuada por outros 3 caminhões

cedidos pela Rede Verde Sustentável e 1 caminhão terceirizado, e nem sempre conseguimos atender rapidamente os munícipes. Para melhor atendermos os munícipes, seria importante que tivesse mais caminhões para a coleta seletiva”, diz Marly.

Se você já tem um programa de separação de material reciclável em seu condomínio, escola, faculdade, estabelecimento, etc. ou está em estudo para a implantação, entre em contato com a Coopernova para realizar uma avaliação e visita voltada à Educação Ambiental através do telefone 11 4243-1810 ou e-mail atendimento@coopernovaco-tia.com, das 7h00 às 17h00.
Atualmente a Coopenova recebe cerca de 200 toneladas mensais de materiais de toda a

classe do Papel, Plástico, Vidro, Tetra Pak, Sucatas Atualmente a Coopenova recebe cerca de 200 toneladas mensais de materiais de toda a classe do Papel, Plástico, Vidro, Tetra Pak, Sucatas em geral, Eletroeletrônicos e Eletrônicos que são triados, prensados e comercializados com empresas recicladoras, da Região Metropolitana de São Paulo.

Cada pequena ação e parceria é importante e capaz de mudar os hábitos de muitas pessoas envolvidas, como por exemplo em uma escola: além dos alunos, suas famílias também reciclam. Dentro do seu comércio: seus funcionários, familiares e clientes. Compartilhe iniciativas, mesmo que pequenas, elas estarão inspirando outras ações, pessoas e muito MAIS.

Marly vê a importância de cada parceria e deixa seu agradecimento: “Agradecemos à Prefeitura de Cotia e Cotia Ambiental pela coleta dos materiais recicláveis, as Empresas Parceiras do Município de Cotia, ao Projetos Dê a Mão para o Futuro – Abihpec, ao Projeto da Novelis e Reciclázaro, ao Projeto da GPA Pão de Açúcar/BOOMERA, ao Supermercados Pedroso de Cotia, a Rede Verde Sustentável, e especialmente a todos os munícipes, que separam os materiais em suas residências para a cooperativa, nosso muito obrigado dos 40 cooperados e suas famílias. A Nossa Missão é cuidar do Meio Ambiente.”

No QRCODE inserido nesse artigo você tem acesso exclusivo ao conteúdo das visitas na Coopernova, PEV Caucaia e Secretaria do Meio Ambiente de Cotia e os outros dois artigos publicados nas edições anteriores, com pontos de coleta seletiva e pesquisa com voluntários sobre sua relação com a reciclagem.

Bêlit da Costa R. Leite.
Gerente Administrativa da AETEC, estuda Gestão Empresarial na Fatec Cotia.

Matéria da revista AETEC edição nº33.

Revista online

Boa leitura!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *