QUANDO O AÇO E O VIDRO SE CONFUNDEM COM A PAISAGEM

A premissa desse projeto era a de conseguir transformar uma área de convívio antiga de uma empresa em um local mais confortável, sem abdicar de toda exuberância da área verde que a circunda. A proposta foi utilizar estrutura metálica, o que propicia uma construção rápida e limpa, contribuindo para uma edificação contemporânea e sustentável.

Foram utilizados fechamentos em vidro temperado, onde o processo de têmpera torna o material 5 vezes mais resistente ao impacto; sem contar que em caso de ruptura não se fragmenta em pedaços pontiagudos. O mesmo elemento utilizado apresenta uma reflexão que nos permite visualizar todo verde do local sem que ao caminhar esbarremos no fechamento acreditando que o local não possua nenhuma barreira física.

A laje da construção também foi aproveitada, aumentando a espessura da mesma, para que a cobertura funcionasse como mirante e os usuários pudessem se apropriar da área que se tornou um espaço contemplativo.

Uma inspiração de partido arquitetônico nesse projeto foi a “Glass House” do premiado arquiteto modernista norte-americano Phillip Johnson. Essa construção datada de 1949 (ano de sua execução) é feita com estrutura de aço e fechamento em vidro, dessa maneira ela se apresenta atual mesmo passado mais de 70 anos. Tivemos a honra de realizar esse projeto e melhorar sobremaneira uma área que era tão importante para todos os funcionários dessa empresa.

Alessandro Malara Manso
Arquiteto e Urbanista – www.am2arquitetura.com.br

Matéria da revista AETEC 34º edição.

Revista online

Boa leitura!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *