PRODUTIVIDADE DOS PORTOS BRASILEIROS
Parte I

Introdução

O Brasil é um país com uma extensa faixa litorânea, que se estende por cerca de 7.491 quilômetros, oferecendo uma rica rede de portos que desempenham um papel vital no comércio e na economia do país. Neste artigo, exploraremos a importância dos principais portos brasileiros que movimentam contêineres, destacando sua capacidade instalada, fluxo de chegada e partida, meios de transporte utilizados e como eles impactam a exportação e importação de mercadorias.

PORTOS BRASILEIROS – MOVIMENTAÇÃO

Os portos brasileiros desempenham um papel vital na economia do país, movimentando uma grande parte do PIB, como demonstramos nos gráficos abaixo. Nossos portos contribuem fortemente para as exportações e importações, geram empregos, sustentam infraestruturas de transporte e promovem o desenvolvimento regional, ao mesmo tempo em que contribuem com receita fiscal para o Governo.

Analisando os volumes movimentados, constatamos que entre 2019 e 2022, a movimentação de produtos granéis sólidos (agronegócio) e líquidos (petróleo, sucos, produtos químicos, entre outros), vem apresentando um aumento constante na movimentação ano após ano. No entanto, a movimentação de cargas conteinerizadas apresentou uma queda significativa no ano de 2022. Essa diminuição é principalmente influenciada pelo processo de utilização de navios cada vez maiores, para os quais nossos portos não estão devidamente preparados. Este cenário exige uma atenção especial para garantir que o país esteja preparado para acompanhar essa tendência global e otimizar suas operações portuárias.

O aumento da eficiência e as modernizações dessas instalações são cruciais para o crescimento econômico a longo prazo do Brasil.

PORTO DE SANTOS – SP
O maior porto do Brasil e da América Latina que está situado na cidade de Santos – SP, desempenha um papel crucial na economia brasileira, sendo responsável pela movimentação de uma ampla variedade de produtos, tais como commodities agrícolas, minerais, produtos manufaturados, cargas conteinerizadas e derivados de petróleo. Sua infraestrutura abrange diversos terminais, cais e instalações de armazenamento, tornando-o um ponto fundamental no comércio internacional e no transporte de mercadorias para o interior do Brasil. Além disso, o Porto de Santos desempenha um papel significativo na logística nacional, estabelecendo conexões com rodovias e ferrovias que facilitam a distribuição de mercadorias para diversas regiões do país.

Investimentos:
Nos últimos anos, houve investimentos significativos em melhorias e expansões no Porto de Santos para aumentar sua capacidade e eficiência, como por exemplo:
Em agosto deste ano, a Eldorado Brasil inaugurou um novo Terminal Portuário em Santos, com um investimento de R$ 500 milhões. Esse terminal, considerado um dos mais modernos do mundo, pode movimentar três vezes mais celulose por ano do que o anterior, totalizando 3 milhões de toneladas. Com uma área de 53 mil metros quadrados, ele também permite o armazenamento de até 150 mil toneladas de celulose e o embarque de dois navios ao mesmo tempo. Além disso, a empresa investiu em automação dos sistemas logísticos e está comprometida com o crescimento sustentável. A Eldorado Brasil exporta celulose para 40 países e contribui para o desenvolvimento do setor e da competitividade do Brasil no mercado global.

A Suzano e a DP World investiram R$ 700 milhões na expansão do Complexo de Celulose no Porto de Santos. O complexo agora possui um grande armazém, capacidade para 170 mil toneladas de celulose e melhorias na infraestrutura, incluindo viaduto, expansão do berço de navios, ponte de acesso, Dolfins de amarração e ramal ferroviário. Essas melhorias possibilitam operações mais eficientes, incluindo a capacidade de receber até quatro navios simultaneamente. A automatização com pontes rolantes operadas remotamente também aprimora a segurança e eficiência. A celulose produzida pela Suzano é exportada para mais de 100 países, sendo essencial para produtos como embalagens e papel higiênico, com escritórios comerciais globais.

Desafios:
Um dos principais desafios enfrentados pelo Porto de Santos reside na necessidade de expandir sua capacidade de escoamento de cargas, especialmente para atender à crescente demanda do agronegócio brasileiro em expansão. Embora tenha alcançado recordes em termos de movimentação de cargas e lucratividade nos últimos anos, a ampliação da infraestrutura logística e da capacidade de escoamento continua a ser uma prioridade essencial para manter a competitividade internacional do porto.

Além disso, é importante que o Brasil não saia da rota das embarcações devido à falta de profundidade do seu canal, o que ressalta a importância de investimentos contínuos em dragagem e manutenção. Essas medidas são fundamentais para assegurar o acesso ininterrupto de navios de grande porte ao porto, garantindo assim sua posição estratégica no comércio internacional.

CONTINUA NA PRÓXIMA EDIÇÃO

Adm. Pedro Fernandes da Cruz Filho. Executivo de Logística, com mais de 20 anos de experiência em Logística e Transporte Marítimo. Perito na área de contêineres, atuando com Consultoria e Treinamento com foco em reestruturação operacional em todos os processos de logística multimodal que envolvam container e transporte de cargas em todo o território nacional. Membro do Grupo GELOG – CRA/SP.

Adm. Yoka Yamamoto. Empresária do setor de consultoria, com mais de 20 anos de atuação nas áreas de Logística e Supply Chain. Trabalha atualmente com consultoria nas áreas de Mobilidade Urbana, projetos de ferrovias e VLT, terminais multimodais e Logística e Transportes. Coordenadora do Grupo GELOG – CRA/SP.

Matéria da revista AETEC nº50 edição.

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