O QUE SÃO “GAP´S” QUE LIMITAM O SUCESSO DOS PROJETOS ESTRATÉGICOS?

A palavra “Gap” vem do inglês e é muito utilizada no meio organizacional para descrever, segundo dicionário, uma quebra de continuidade ou algum tipo de descompasso ou disparidade, sejam elas entre coisas, países, pessoas, níveis financeiros, mentalidades etc., ou ainda, uma lacuna.

Muito tem-se escutado este termo com referência às questões relativas à identificação de causas que levam estratégias organizacionais a não serem colocadas em prática conforme elas
foram concebidas!

O próprio PMI® (Project Management Institute) por meio de uma iniciativa chamada Brightline®, que em conjunto com as maiores organizações globais líderes, se dedica a apoiar executivos a construir “pontes” que ligam a estratégia à entrega real, evitando assim, gastos desnecessários e improdutividade nestes tipos de projetos estratégicos.

Esta iniciativa tem gerado muita discussão e conteúdo por todo o globo com relação a esta questão. Um destes conteúdos que você pode achar no website (www.brightline.org) e que transcrevo por meio de uma tradução livre e à título de divulgação, que são os 10 Princípios Diretores citados abaixo:
1 – Reconhecer que a entrega da estratégia é tão importante quanto o design da estratégia
2 – Aceite que você é responsável por entregar a estratégia que você projetou
3 – Dedicar e mobilizar os recursos certos
4 – Alavancar informações sobre clientes e concorrentes
5 – Seja ousado, mantenha o foco e mantenha o mais simples possível
6 – Promova o envolvimento da equipe e uma cooperação efetiva entre empresas
7 – Demonstre viés na tomada de decisões e assuma as decisões que você toma
8 – Verifique as iniciativas em andamento antes de se comprometer com as novas
9 – Desenvolva planos robustos, mas permita erros – “falhar rapidamente para aprender rapidamente”
10 – Celebre o sucesso e reconheça aqueles que fizeram um bom trabalho

Notem que esta iniciativa tem, além do objetivo principal citado no início deste artigo, desenvolver a capacidade e o engajamento do profissional envolvido em projetos estratégicos, do mais alto nível hierárquico até o mais baixo, ou seja, as pessoas devem se sentir capazes, envolvidas e ter voz nestes tipos de projetos!

O foco agora é endereçar ações para engajar as pessoas a se sentirem realmente donas dos projetos e não somente parte de um time. Todos devem ser motivados a terem seu espaço e que sejam valorizados pelo papel que desempenham.

Cabe às organizações estimularem este movimento e fazerem suas análises comparativas entre os índices de sucesso dos projetos antes e depois de aplicarem suas próprias iniciativas!

Projetos estratégicos frequentemente envolve ações de Gestão de Mudanças uma vez que podem influenciar a vida das pessoas envolvidas, sejam elas externas ou internas à organização.

Quando se trata de implicações internas à organização o engajamento daqueles que estarão envolvidos na execução de projetos estratégicos, precisam estar bem identificados, qualificados e
descritas quais ações devem ser tomadas para que não existam GAP´s que possam colocar os resultados esperados em risco.

Pensem bem a respeito deste tema que a cada dia se torna mais relevante dentro das organizações, principalmente num momento de inovação onde ações disruptivas são necessárias à sobrevivência das empresas.

Até o próximo artigo!

Rogério Sagliocco. Tecnólogo em Mecânica com especialização em Processos de Soldagem pela Unesp, pós graduado em Gerenciamento de Projetos pela Escola Politécnica-USP.

Matéria da revista AETEC nº45 edição.

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