MERCADO DE ENGENHARIA CÍVIL:
o momento de se qualificar é agora

Alvaro Sergio Barbosa Junior

O número de pessoas empregadas no setor de construção civil vinha aumentando mais a cada dia.

Segundo dados do IBGE, isso se deu em razão de o setor ter sido impulsionado pelo crescimento de aproximadamente 11% no crédito para financiamento habitacional.

A construção civil é um dos principais motores da economia, com a capacidade de empregar milhões de trabalhadores em todos os cantos do Brasil.

As áreas de atuação, que vão desde profissionais de engenharia, segurança do trabalho, mão de obra e tantos outros, revelam uma perspectiva otimista para aqueles que desejam se qualificar para atuar no ramo.

O aumento inclui a construção, manutenção e reformas, pilares essenciais na recuperação do mercado antes considerado em declínio.

O momento para se tornar um profissional da construção civil é agora:

Engenheiros Civis – Sejam profissionais qualificados e se preparem para as oportunidades capacitados, através de sólidos princípios éticos, humanísticos e técnicocientíficos, capazes de contribuir com uma valorização para o desenvolvimento do país.

Sejam profissionais e pesquisadores aptos para o trabalho em equipe e com capacitação para o desempenho das atividades profissionais referentes à concepção, projeto, execução, análise e viabilidade técnico-econômica, estudos e especificação de materiais, planejamento, consultoria, pesquisa, vistoria, fiscalização, perícia, condução de obras e serviços em edificações, pontes e grandes estruturas, estradas, ferrovias, aeroportos e esgotamento sanitário, atuando ainda em obras geotécnicas, fundações, materiais e construção civil, dentre outras.

O engenheiro civil é o profissional que além de projetar, gerencia e acompanha todas as etapas de construção ou reforma.

Sua atuação inclui ainda a área de consultoria como geotecnia, avaliação de impactos ambientais, estudos do meio físico, estabilidade de taludes, patologias construtivas, auditorias etc.

O profissional desenvolve o projeto, especificando a construção e definindo o material que será usado.

No canteiro de obras, chefia as equipes de trabalho, supervisionando prazos, custos, padrões de qualidade e de segurança.

Cabe a ele garantir a estabilidade e a segurança da edificação, calculando os efeitos dos ventos e de temperatura na resistência dos materiais usados na construção.

Esse profissional também pode dedicar-se ao gerenciamento de empresas ligadas a obras civis, como construtoras.

Após a passagem dessa pandemia, para o aquecimento dos mercados imobiliários e setores promissores como o estrutural, poderá receber investimentos em obras de grande porte, como gasodutos, rodovias, barragens, plataformas, estaleiros e Privatizações já anunciados pelo governo Federal e Estadual.

Com o futuro aumento da procura por esses mercados, podem surgir ainda demais necessidades no cenário nacional, modernização e multiplicação de portos, aeroportos, hidrovias e ferrovias; expansão do saneamento básico; hospitais; geração de energia para sustentar todos esses empreendimentos; sem falar em possíveis mudanças advindas dos programas governamentais que incentivam a construção civil.

Todos estes fatores colocam o Engenheiro Civil como um dos profissionais em destaque no cenário econômico atual e futuro.

Alvaro Sergio Barbosa Junior, Me Prof. Eng. Civil, associado da AETEC.

Matéria da revista AETEC nº30 edição.

Revista online

Boa leitura!

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *