REPENSANDO O LAR EM PERÍODOS DE INCERTEZAS

Estamos vivendo um período muito diferente que se assemelha a um filme hollywoodiano. A pandemia trouxe consigo a necessidade de repensarmos o nosso lar, pois o advento de novas tecnologias restringiu deslocamentos e com isso nossa “casa” terá uma abrangência de usos ainda maior, sendo não só descanso como trabalho, academia e escola. Repensar o espaço exige que coloquemos em prática planos que protelamos de melhoria do lar, trazendo um foco maior em questões como ergonomia do mobiliário para realizarmos tarefas que demandam horas por dias seguidos, boa iluminação para não prejudicarmos nossa leitura, melhoria em fatores acústicos para escutarmos áudios em videoconferências/ligações e espaços mutáveis que sejam adequados tanto para integrar ambientes em relações familiares, quanto para serem vedados quando necessário, dessa forma podemos nos concentrar no trabalho enquanto crianças brincam ou mesmo um aspirador de pó entre em ação.

…sapateiras serão incorporadas ao hall e deverão contar com mecanismos de higienização, seja por luz ultravioleta ou mesmo por higienizadores próximos à mesma.

Outros ambientes que no dia a dia passavam despercebidos ganharão lugar de destaque e serão constantes no projeto, quais são? A despensa e o hall de entrada.

Com a necessidade de isolamento do mundo externo com o interno, sapateiras serão incorporadas ao hall e deverão contar com mecanismos de higienização, seja por luz ultravioleta ou mesmo por higienizadores próximos à mesma.

A necessidade de compras online nos obrigará a uma organização maior para a lavagem no recebimento das mercadorias e também a uma despensa planejada. Isso obriga o surgimento de espaços de armários e bancadas de lavagem onde consigamos realizar essa pré limpeza.

Com relação ao mercado imobiliário, o ensino e o trabalho a distância, podem fazer com que imóveis de área ínfima, porém bem localizados geograficamente percam espaço entre os mais procurados. A necessidade de proximidade a escolas, faculdades e empresas ficará em segundo plano, sendo mais importante ter um espaço de casa confortável do que mais próximo. Isso é um potencial cenário para a construção civil vindoura.

A pandemia nos obrigou a repensarmos o jeito de morar, de nos relacionar com familiares e colegas de trabalho, colocando o indivíduo como protagonista do espaço.

Assim devemos cada vez mais levar em conta nossa organização pessoal como fator preponderante na produção. Habituar-se com compromissos fixos, entender nosso período de maior concentração, não deixar coisas pra última hora deverão ser balanceados como ter momentos livres e de contemplação onde o verde será elemento primordial para adentrar nossos lares e abstrairmos.

Reaprender é a chave. Não será fácil, levará tempo, mas com equilíbrio conseguiremos sair dessa fase obscura com a sensação que conseguiremos ter um futuro com boas perspectivas.

Alessandro Malara Manso. Arquiteto e Urbanista – www.am2arquitetura.com.br

Matéria da revista AETEC nº30 edição.

Revista online

Boa leitura!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *