LOGÍSTICA REGIONAL:
COMO A LOGÍSTICA CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO SUL DO BRASIL
É praxe dizer que o Brasil é um país continental, porém tal afirmação não pode deixar de ser levada em consideração quando o assunto é transporte, distribuição e abastecimento. A complexidade para movimentação de produtos em todo o território nacional é um dos maiores desafios para o desenvolvimento e crescimento econômico do nosso país. Os desafios não são diferentes quando observamos a Região Sul do Brasil, logo é imprescindível ter uma logística desenvolvida e pulverizada que possa favorecer a distribuição dos produtos que são produzidos na região.
COLONIZAÇÃO EUROPÉIA
E DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO SUL
Os Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul são produtores de agronegócio. A colonização influenciou a atividade econômica. A produção direcionada para indústria também está estabelecida, como a cultura da uva para fabricação do vinho, soja para fabricação de óleos vegetais e pecuária com a criação de suínos e gados para abastecimento de frigoríficos e produção de leite. Todo esse complexo produtivo faz da Região Sul do Brasil responsável por aproximadamente 20% do Produto Interno Bruto – PIB.
PROJETOS DE INVESTIMENTOS
A Região Sul é a segunda mais industrializada do país, atrás apenas da região Sudeste. Para transportar todas essas riquezas, o Sul conta com quase 20 mil quilômetros de estradas com grandes rodovias como BR-101, BR-116, BR-287 e BR-386 que ligam o Sul a praticamente todas as outras regiões do nosso país, o que faz com que o transporte rodoviário seja o mais utilizado para a movimentação de cargas da região. As empresas ainda perdem milhões de reais por ano devido à falta de condições para um pleno escoamento da produção. O que pode diferenciar e diminuir um pouco esse alto custo é a escolha do modal adequado para cada tipo de produto e operação.
INDUSTRIALIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO DOS MODAIS DE TRANSPORTE NA LOGÍSTICA E DISTRIBUIÇÃO
Na região Sul há um predomínio das indústrias de transformação e importantes indústrias fabricantes de veículos, e em especial na região metropolitana de Curitiba – PR, onde encontra-se o segundo maior polo automobilístico da América Latina, composto por empresas como Volkswagen, Renault, Volvo e New Holland.
O Modal Ferroviário é principalmente utilizado para transporte de commodities, levando a produção do campo para os portos e assim favorecendo a exportação dos produtos primários. Os Portos da região Sul estão entre os mais importantes do país, acompanhando o desenvolvimento econômico da região, escoando desde produtos primários até manufaturados.
O Porto de Paranaguá – PR é o maior da região e colabora com a movimentação de cargas de 10 Estados brasileiros. Engloba 13 setores de atividade econômica com forte atuação em 5 principais: agroindústria e madeira, material de transporte, alimentos e bebidas, indústria química e indústria mecânica.
Já no Estado de Santa Catarina, o Porto de Navegantes atua no escoamento da produção das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil e também de outros países da América do Sul. Destaca-se neste Estado as atividades de recebimento de cargas vindos de todas as regiões do mundo. O Porto de Itajaí que faz divisa com Navegantes, opera com a agroindústria e madeira, eletroeletrônica e indústria mecânica e têxtil. É o principal porto da região, sendo o segundo maior do país em movimentação de contêineres, ficando apenas atrás do Porto de Santos – SP.
Ainda em Santa Catarina temos o complexo portuário de São Francisco do Sul que é composto pelo Porto Organizado de São Francisco do Sul e pelo Terminal de Uso Privado (TUP) Porto Itapoá. Ficam localizados entre duas das principais áreas industriais – a região Norte de Santa Catarina e a metropolitana de Curitiba. Na movimentação do Porto de São Francisco destacam-se contêineres e granéis sólidos. O Porto de Itapoá, tornou-se um destino preferencial de muitas indústrias, como os de proteínas animais e derivados, motores e equipamentos elétricos, madeira, cerâmica, papel, produtos químicos, peças para automóveis, automóveis, plásticos e derivados, para exportação com destino aos principais polos mundiais, sobretudo Ásia, América do Norte e Europa.
E por último, mas não menos importante, temos o Porto de Rio Grande – RS. Ao todo 21 Estados usam este porto para transações internacionais. Sua influência principal são os 3 Estados Sulistas e São Paulo. Suas exportações e importações são conhecidas principalmente pela diversidade. Neste porto ocorrem movimentação desde adubos e fertilizantes, até itens para indústrias automobilística e produtos da indústria mecânica.
CABOTAGEM E INTERMODALIDADE
A utilização da Cabotagem ganha força na logística da Região Sul à medida que surgem programas de incentivo, como a BR do Mar (https://www.gov.br/infraestrutura/pt-br/br-do-mar-projeto-de-lei), que busca aumentar a oferta desse serviço, incentivar a concorrência, criar novas rotas e reduzir os custos da navegação brasileira.
A cabotagem não compete com os outros modais, como por exemplo o rodoviário. Pelo contrário, ele beneficia o transporte local. Por exemplo, um determinado navio que transporta 3.000 contêineres precisa necessariamente do transporte terrestre tanto na origem como no destino.
Cabe às autoridades, aprovarem os programas como a BR do Mar para que deixemos a dependência da logística rodoviária e aprimoremos nossos canais e modais de distribuição. Se nossa logística puder evoluir para a intermodalidade, ou seja, conexão com todos os tipos de transporte, poderemos ter ganhos consideráveis de eficiência e mais oportunidades de crescimento em todos os setores.
Tiago Toni. Profissional de Supply Chain e operações com mais de 15 anos de experiência sendo 4 anos vividos no exterior. Formado em Administração de Empresas com bacharel em Comércio Exterior e Pós-Graduado em Negócios Econômicos Internacionais.https://www.linkedin.com/in/tiagotoni/
Matéria da revista AETEC 35º edição.
Boa leitura!
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