LOGÍSTICA E SUPPLY CHAIN MANAGEMENT COMO FATOR ESTRATÉGICO
Leonardo Ferreira

Você já parou para pensar como os produtos são fabricados, e qual o caminho que percorre, desde a matéria prima até o comércio varejista mais perto de você? Não precisamos pensar em um produto complexo como um automóvel ou microcomputador, pode ser um suco de frutas industrializado. Ou ainda, as frutas e legumes que você consome. De forma bem genérica, podemos entender que de uma plantação, de uma mina de mineração, ou de uma plantação de seringueira, saem matérias primas base para a manufatura de outros produtos que consumimos.

Quando estes produtos estão prontos para serem consumidos são distribuídos por redes atacadistas e varejistas, pequenos comércios e até mesmo comercializados diretamente através da internet (e-commerce). Todo este fluxo descrito é o que chamamos de cadeia de suprimentos, ou seja, os elos que conjuntamente criam valor ao consumidor final, o usuário.

Mas para que cada uma destas etapas possa atingir melhores resultados é necessário planejamento, estratégia e muita operação!

Vamos dar nome aos bois (neste caso produtos). Em uma cadeia de suprimentos de suco de laranja concentrado, em sua primeira etapa está o plantio e cultivo da fruta. E como dito anteriormente, será necessário planejar fatores referentes à cultura desta produção agrícola, tais como: tipo de solo, época de plantio e colheita, recursos necessários, métodos apropriados de produção, entre outros. Sequencialmente será necessário realizar a compra dos insumos e o plantio propriamente dito, e garantir a manutenção e controle até a época de colheita.

Fruto em época de colheita, mãos à obra (ou atualmente máquinas funcionando), e os produtos coletados são direcionados às unidades de beneficiamento e dali selecionadas e direcionadas ao próximo processo, o da industrialização. Pós etapas de manufatura dentro da indústria, os sucos embalados percorrem diversos caminhos para chegar até a mesa do consumidor.

Todos estes processos e “acontecimentos” no decorrer da cadeia de suprimentos só é possível devido à logística. Processo empresarial que garante o fluxo de materiais, informações e financeiros desde a origem até o ponto de consumo. Tendo como principais práticas a armazenagem e estocagem (de laranjas, embalagens, sucos engarrafados etc.), o transporte entre os elos da cadeia de suprimentos e a gestão da informação, isso para poder propiciar ao consumidor final (nós) o melhor nível de serviços (qualidade em todas as etapas).

É perceptivo a complexibilidade da logística no ambiente empresarial, mas querendo ou não é realizada dentro das organizações, independente do produto ou segmento, e aqueles que conseguem gerenciar os fatos da melhor forma terão recompensa diferencial perante os concorrentes e maior competitividade.

Um exemplo nacional “trágico”, que reflete bem isso, é nossa produção de soja, a qual tem um dos melhores processos produtivos com altos rendimentos e custos competitivos (na lavoura), mas devido à má condução logística em relação aos locais de armazenagem / estocagem e restrições nos modelos de transportes, o preço comercial acaba não sendo atrativo. Ou seja, a logística de má qualidade onera o custo do produto.

E a logística faz parte não só do mundo empresarial, mas também do nosso dia a dia, quando realizamos compras ou nos locomovemos para nossos trabalhos ou escolas. Sendo importante para o desenvolvimento empresarial e social de uma nação. Tantos outros fatos e exemplos podem ser descritos dentro da grande área logística, mas o que é necessário é enxergar muito além de caminhões.

Aliás, o que você faz com a embalagem do suco de laranja após o consumo? Este fluxo reverso também é parte de uma logística estratégica que visa maior sustentabilidade. Na próxima edição iremos abordar o tema logística procurando demonstrar as principais atividades realizadas com um nível de detalhamento muito intenso e interessante.

Leonardo Ferreira, Administrador, Consultor Organizacional, Professor Universit., Escritor e Palestrante. linkedin.com/in/professor-leonardo-ferreira Membro do GELOG (Grupo de Excelência em Gestão da Logística e da Cadeia de Suprimentos) que é uma iniciativa CRA/SP para difusão do conhecimento e práticas existentes nos negócios desenvolvidos em nosso país.

Matéria da revista AETEC nº29 edição.

Revista online.

​Boa leitura!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *