TRATAMENTO E PINTURA DE FACHADAS DE EDIFÍCIOS
Renata Araújo

A vida útil de um revestimento de pintura pode variar entre 05 a 07 anos aproximadamente. Isto dependerá de alguns fatores contribuintes para a aceleração da

degradação das fachadas tais como: primeiramente a qualidade dos serviços ali executados, e em seguida as variações de exposições destas fachadas ao tempo, ao vento, ao sol e às chuvas.
Com o passar do tempo, edifícios com acabamentos em pintura começam a apresentar alguns sinais chamando a atenção para a necessidade da manutenção corretiva e preventiva garantindo assim a saúde da Edificação e sua longevidade.
Mas qual a pergunta mais frequente que tenho recebido dos clientes nos últimos tempo? A pergunta é:
Como deve ou qual a forma mais indicada para a execução dos serviços de tratamento e pintura das fachadas de Edifício?
A resposta inicial é a contratação de empresas especializadas no assunto, com profissionais treinados e que possuam de preferência treinamento em altura para poderem trabalhar de forma adequada e com segurança conforme prevê a NR35 (Trabalho em Altura).
Em seguida os serviços necessários para um trabalho adequado:

01 – Preparo das fachadas para pintura – limpeza do local com escova de pelo, lixamento das fachadas.

02 – Vistoria das fachadas com indicação de pontos de argamassas soltas que precisam ser removidas e refeitas.

03 – Identificação de microfissuras, fissuras e trincas se existirem.

04 – Tratamento das fissuras e trincas – abertura do local com ferramenta adequada formando um veio em V ao longo de toda a extensão da fissura ou trinca. Limpeza do local para a retirada da poeira com pincel de cerdas macias; na sequencia deverá ser aplicado um PU (material a base de Poliuretano) para o fechamento das trincas ou fissuras.

05 – Após a finalização desta fase preliminar, estando agora as fachadas tratadas e limpas, as paredes deverão ser impermeabilizadas de modo a tratar as microfissuras existentes e garantir a proteção de toda a fachada contra as infiltrações das águas das chuvas.

06 – A sugestão é a aplicação de um Vedapren Parede na cor branca ou Similar com aplicação em duas demãos.
Este produto é um material emborrachado, o qual irá preencher os espaços vazios das microfissuras e criar uma película protetora sobre toda a área.

07 – Após a aplicação do impermeabilizante, as fachadas agora estão prontas para a pintura que deverá ser executada com tinta de boa qualidade, primeira linha, ou seja, deverão ser aplicadas duas demãos de látex acrílico na cor preferida.
E assim o processo será finalizado com sucesso e com uma expectativa de aumento da Vida Útil da Edificação.

Renata Araujo é engenheira civil, graduada pela FACENS, pós-graduada pela FAAP, experiência de 21 anos em patologias de concreto, restaurações de fachadas e impermeabilizações.
renata@reforpratic.com.br.

Material da revista AETEC nº 29 edição.

Revista online.
Boa leitura!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *