LOGÍSTICA É FUNDAMENTAL PARA O SUCESSO DO E-COMMERCE

A humanidade está em constante transformação, e essa premissa impactou inclusive no comportamento dos consumidores ao longo dos anos. Aliado aos avanços tecnológicos nas últimas décadas, os hábitos e costumes de compra já não sãos os mesmos, assim novas maneiras de realizar as transações comerciais se estabeleceram no mercado. Nas últimas décadas, o e-commerce traz consigo uma nova forma de comercializar produtos e serviços, buscando trazer facilidade e agilidade para esse perfil de consumidores. Esses consumidores almejam eliminar as barreiras e as distâncias de um pedido e a sua concretização. Para atendimento as estas novas necessidades as empresas estão investindo em formas multicanais de se relacionar com os mesmos, como por exemplos interações nas redes sociais, assistentes virtuais inteligentes, mensagens instantâneas, aplicativos, entre outros. Essas ações somadas a adesão de diferentes gerações de consumidores as compras online, possibilitam um crescimento constante e significativo nas comercializações através do e-commerce. Estudos da Statista uma importante empresa alemã especializada em dados de mercado e consumidores, estima que até 2023 as receitas de varejo eletrônico devem crescer para 6,54 trilhões de dólares em todo o mundo. Praticamente o dobro do resultado obtido em 2019, conforme apresentado no gráfico:

Esses resultados são positivos e comemorados pelos stakeholders envolvidos no e-commerce. Porém é importante destacar que a cadeia de suprimento e logística possuem um papel fundamental e desafiador nesse contexto. De acordo com estudos da EBIT (2019) existem três motivos pelos quais os clientes mais ficam insatisfeitos, que são: 52% reclamam da demora na entrega, 17% da variedade de produtos ofertados e 9% do preço cobrado pelos produtos, ainda segundo a EBIT(2021) o consumidor do mercado online é sensível ao valor do frete além disso quanto maior o valor pago pelo frete, maiores são as chances desse consumidor reclamar sobre quaisquer aspectos da compra. O desafio para logística de suportar os aumentos das vendas online é incomensurável. Há deficiência em vários pontos da cadeia de suprimentos do e-commerce. Somente para citar um exemplo, o estudo da ABCOMM (2016) destaca que o volume de pacotes transportados registrou aumento superior a 1.600% no período de 2006 a 2016.

No primeiro ano do estudo, eram 11 milhões de pacotes movimentados e em 2016 esse volume chegou a marca de 180 milhões, no entanto os investimentos realizado pelos Correios, (que é um importante provedor de entregas para o e-commerce), foram baixos, o que ocasiona sobrecarga, lentidão e serviço de baixa performance aos clientes, sem citar os roubos de carga que ocorrem na malha rodoviária Brasileira e nos grandes centros urbanos. Para superar esses desafios, nos últimos anos grandes empresas estão investindo e adotando um conjunto de ações em seus processos logísticos para suportar esse crescimento e atender os requisitos dos consumidores. Entre as empresas está o MercadoLivre, que é um importante marketplace, que somente no segundo trimestre de 2020 vendeu US$ 5 bilhões e movimentou no total 178,5 milhões de itens, destes 157,7 milhões passaram pelo Mercado Envio, que é a divisão de logística do Mercado Livre. Entre as ações logísticas adotada pelo MercadoLivre estão a abertura de Centro de Distribuição em todo o Brasil. A empresa possui hoje 3 unidades, sendo uma em Lauro de Freitas no estado da Bahia, outros dois em Louveira e em Cajamar, ambos no estado de São Paulo e para esse ano foi anunciado a abertura de mais 5 unidades que serão instalados em Governador Celso Ramos (SC); Extrema (MG); Guarulhos (SP); e outros dois em Cajamar (SP). O presidente de operações do Mercado Livre, Stelleo Tolda, afirmou: “uma entrega rápida realmente contribui para o crescimento do comércio eletrônico, então nosso plano é abrir mais centros de distribuição como esses”. Além dos CD’s a empresa investiu em centenas de pontos físicos para depósito de produtos, aumento da malha logística que conta com 10 mil vans e 600 carretas, além dos 4 aviões da companhia. Essas ações também são adotas por outras empresas que atuam no e-commerce como a Magazine Luiza e a Amazon. Reforçando mais uma vez a importância da eficiência e eficácia do processo logístico para o sucesso do e-commerce.

Uillicre J. Silva. Profissional da área de logística com mais de 20 anos de experiência, atualmente prof. e coord. do curso de logística em adm. no Centro Paula Souza. Mestre em Adm., Pós-Graduado em Log. Empresarial, Graduado e Técnico em Adm. Membro do Grupo de Excelência em Gestão da Cadeia de Suprimentos e Logística – GELOG – do Conselho Regional de Administração de SP -CRS/SP

Matéria da revista AETEC nº36 edição.

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