IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO DAS FACHADAS EM CONDOMÍNIOS

A aparência externa e a segurança de um empreendimento são sempre levadas em consideração no momento de alugar ou adquirir um apartamento em um condomínio.

Por isso a FACHADA é uma das partes mais importantes e mantê-la sempre com uma boa aparência e segura são itens essenciais para quem mora ou para quem é investidor.

As fachadas devem ser construídas ou reformadas sempre tomando-se como base a existência de projetos, conforme preconizado na ABNT NBR 7200 – Execução de Revestimentos de Paredes e Tetos e ABNT NBR 13755 – Revestimentos Cerâmicos de Fachadas e Paredes Externas.

Durante o uso e operação, as fachadas precisam ser manutenidas atendendo as periodicidades da Tabela A.1 da norma ABNT NBR 5674 – Manutenção nas Edificações, que preconiza que no primeiro ano do empreendimento se deve realizar inspeções nas fachadas para verificação da integridade e reconstituição se necessário, e a cada 3 anos se deve realizar lavagem das fachadas, verificando integridade e reconstituindo se necessário.

A lavagem das fachadas não se trata de item somente estético. As lavagens periódicas a cada 3 anos são de extrema importância para eliminação de fuligem, maresia, resíduos de chuvas ácidas e fungos.

Os fungos alimentam os compostos orgânicos e resinas dos revestimentos e excretam produtos residuais ácidos do seu metabolismo que deterioram as resinas e argamassas, proporcionando fissuramento, desplacamento com decorrentes infiltrações. Também deterioram as juntas de dilatação e frisos, provocando a deterioração dos materiais com redução acentuada da vida útil projetada.

Os microrganismos colonizam os substratos promovendo alteração das propriedades dos materiais, atuando sobretudo em pontos de fragilidade, como fissuras, acelerando o processo de deterioração e reduzindo a vida útil do rejuntamento e revestimentos.

Os fungos comprovam ser capazes de produzir impactos negativos aos substratos, afetando a microestrutura dos revestimentos, aumentando sua porosidade e permitindo uma maior retenção de água, o que proporciona infiltrações para a base e para dentro das unidades privativas.

As juntas de movimentação e dilatação também precisam ser manutenidas ANUALMENTE, em atendimento às recomendações da tabela A.1 da ABNT NBR 5674 – Manutenção nas Edificações.

A utilização de furadeiras de impacto para instalação de telas de proteção pode provocar trincas e fissuras nos requadros das janelas, visto que há grande vibração e imposição de impacto, proporcionando infiltração de água nos locais.

A implementação de um plano de manutenção é de extrema importância, não somente para gestão da manutenção dos subsistemas do empreendimento, mas também para se ter o direito às garantias no caso de empreendimentos novos, sob pena de perda de garantia dos sistemas que dependem de manutenção para que a vida útil a qual foi projetada seja atendida.

As GARANTIAS relacionadas às FACHADAS, de acordo com as tabelas de garantias do Secovi/Sinduscon, bem como a Tabela D da ABNT NBR 15575-1, expiraram com:

  • 03 anos para estanqueidade
  • 02 anos para fissuras e trincas.
  • 03 anos para aderência de revestimentos.
  • 02 anos para pedras naturais soltas, gretadas ou desgastadas.

Marcos Alexandre de Oliveira. Engenheiro Civil há 27 anos, Pós-Graduado em Gerenciamento de Empreendimentos na Construção Civil pelo Mackenzie, MBA em Gestão Empresarial pela FGV, Pós-Graduado em Perícias de Engenharia pelo Mackenzie, Pós-Graduando em Patologias nas Construções pelo IPOG, membro do IBAPE – Instituto Brasileiro de Perícias de São Paulo, membro do Instituto de Engenharia de São Paulo, com mais de 50 cursos específicos nas áreas de patologias. Experiência em Inspeções Prediais, Perícias de engenharia e avaliações, assistência técnica de
engenharia em processos judiciais, vistorias de recebimento de obras, vistorias cautelares de vizinhos. Especialista em gerenciamento de obras verticais e horizontais residenciais de Alto Padrão, obras comerciais, sendo responsável pela construção de mais de 35 edifícios em toda carreira, com mais de 3.000 unidades entregues. Técnico em Transações Imobiliárias, Professor no módulo de engenharia para Síndicos.

Matéria da revista AETEC nº 41 edição

Revista online

Boa leitura!