A SUSTENTABILIDADE APLICADA À CONSTRUÇÃO CIVIL SOB A VISÃO DOS PROFISSIONAIS

As questões ambientais cada vez mais passam a ser discutidas e debatidas em nossa sociedade quer seja no âmbito privado e até mesmo entre nações. O fato é que a sociedade está atenta a estas práticas e tem cobrado de empresas e governo posturas e políticas alinhadas com as questões globais. Neste contexto, a construção civil figura como um celeiro de oportunidades. O conceito de Sustentabilidade vem sendo encarado como a harmonia entre os aspectos econômicos, sustentáveis e ambientais e mais recentemente a coexistência humana. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é identificar como a Sustentabilidade está presente na construção civil, sob a visão de profissionais, no sentido de avaliar as ferramentas e boas práticas utilizadas nas obras. A metodologia utilizada está baseada em um estudo bibliográfico por meio de trabalhos acadêmicos afim de fundamentar o estudo, bem como uma pesquisa de campo com profissionais de mercado nos mais diferentes níveis e cargos. A pesquisa foi aplicada por meio de plataforma online durante os meses de janeiro e fevereiro de 2021 e foi divulgada pelo autor. A amostragem foi calculada por meio da equação(1) abaixo:

onde, N = Número de elementos da população = 21; E = Margem de erro adotada para a pesquisa = 10%; p = Percentual de ocorrência esperada, como não se conhece adota-se o valor de 50; q = Distância (100-p); Confiabilidade de 95%, /2= 1,96

De acordo com os cálculos realizados a amostragem foi de 96 respostas, seguindo os parâmetros relacionados.
Quando analisamos a divisão hierárquica da organização, 39,8% dos cargos ocupados por engenheiros/arquitetos, já 16,5% têm cargo de gerência, 12,6% estão em posição de coordenação/supervisão, já 10,7% ocupando cargos de analista/ assistente/auxiliar, além destes, há nos quadros diretores, tecnólogos e técnicos.

Os resultados apontam que 52,4% dos entrevistados implementam em suas atividades a gestão visual com murais de indicadores, enquanto 47,6% utilizam a prática de inspeção periódica de qualidade, segurança e saúde, já 46,3% fazem compras responsáveis e possuem premissas de ética e governança, além de 45,1% buscarem a redução de perda de materiais e possuírem sistemas de segurança contra furtos.

No caso da construção civil, esse conceito deve permear as diferentes etapas do desenvolvimento dos empreendimentos, desde sua concepção, passando pela construção, reciclagem ou demolição, considerando todo o longo período de uso e operação.

Conclui-se neste trabalho que a sustentabilidade ainda é um tema desconhecido por muitos líderes e gestores, que ignoram, são avessos a mudanças e até mesmo desconhecem os possíveis resultados que podem gerar a sustentabilidade. O mercado precisa potencializar canteiros mais sustentáveis com maior sinergia entre empresas, desenvolvimento profissional e divulgação de cases de sucesso.

Glêdson Pereira Lima. Mestrando em Engenharia Civil pela UFF – Universidade Federal Fluminense, Especialista em Gestão de Obras pela Universidade do Porto – Portugal, MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV e MBA em Gestão
Empresarial pela Universidade Veiga de Almeida. Pós-Graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela COPPE-UFRJ e Especialização em Construção Civil pela Escola de Engenharia da UFMG. Formado em Arquitetura e Urbanismo pela FAU – Centro Universitário Metodista do Rio de Janeiro e é Técnico em Edificações pela Escola Técnica Federal do Rio de Janeiro – CEFET-RJ. Atualmente desenvolve trabalhos de consultoria técnica e docência em cursos de pós-graduação nas áreas de Qualidade, Gestão de Obras e Projetos, Planejamento, Custos, Contratos, Planejamento Estratégico, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente. Hoje conta com mais de 25 anos de experiência nas áreas em questão. Professor do IPOG.

Matéria da revista AETEC nº 41 edição

Revista online

Boa leitura!