CAMPANHA MIRA QUALIDADE DO ENSINO E FORMAÇÃO DOS FUTUROS ARQUITETOS E URBANISTAS
A iniciativa das principais instituições da área de Arquitetura e Urbanismo
aborda a necessidade da vivência dos espaços e a importância
da infraestrutura física

“Nós projetamos o futuro – Pela qualidade do ensino e formação na Arquitetura e Urbanismo”. Esta é a ideia central da campanha lançada pelo Colegiado Permanente das Entidades de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CEAU) para conscientizar os alunos, professores e sociedade sobre o direito ao ensino de qualidade.

A crise sanitária do Covid-19 derivou para uma inevitável valorização dos meios remotos de ensino.

A intenção, portanto, é revalorizar as formas consagradas de aprendizagem, sem descuidar das exigências da saúde pública.

O CEAU pretende fomentar o debate usando ações nas redes sociais, podcasts, entre outros meios, além de uma ‘carta-aberta’ para abordar em profundidade estes questionamentos.

No hotsite da campanha, além desta carta, estão disponíveis mais textos sobre esta iniciativa, além de conteúdos em vídeo, áudio e galerias de imagens enviadas por estudantes.

Participam desta iniciativa a Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP), a Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA), o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP), a Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (AsBEA), o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento São Paulo (IAB-SP), a Federação Nacional de estudantes de Arquitetura e Urbanismo (FeNEA) e o Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo (SASP).

Luta pela formação adequada A finalidade desta campanha é contribuir para que os futuros arquitetos e urbanistas tenham uma formação adequada.

O novo profissional precisa deter um conjunto sistematizado de conhecimentos de arte, técnica e ciência, assim como das teorias e práticas de seu campo profissional.

O exercício da Arquitetura e Urbanismo não pode ser origem de danos sociais e ambientais, gerando riscos à segurança, à integridade física, à saúde, ao patrimônio, ao meio ambiente natural e construído e ao bem-estar da coletividade.

Há anos, os integrantes do Conselho profissional dos arquitetos e urbanistas e de outras entidades da área mantém o entendimento de que é impossível transmitir integralmente esse conhecimento numa relação professor/aluno à distância.

E de que os múltiplos espaços da modalidade presencial são essenciais para um processo de formação pessoal e posteriormente profissional.

Confira o hotsite da campanha:
https://www.causp.gov.br/nosprojetamosofuturo/

Leia um trecho da Carta aberta do CEAU/CAU/SP – 2022
A pandemia explicitou a situação dramática da sociedade nas cidades brasileiras, em comunidades da periferia, em casas mais humildes e nas ruas de grandes e médias cidades. Em relação à formação em Arquitetura e Urbanismo, o desafio para a introdução do ensino não presencial deixou à mostra não apenas a inviabilidade desse sistema, ainda que temporário, mas também somou-se a uma série de problemas que já vinham se acumulando nos cursos que formam nossos futuros profissionais.
(…)
É urgente a ressignificação da função pública e social do arquiteto e urbanista em nosso país – devemos estar preparados para um ciclo de reconstrução nacional –, o que pressupõe a realização de uma ampla mobilização pela qualidade e o sentido da formação das gerações futuras de arquitetos e urbanistas.

Matéria da revista AETEC nº 41 edição

Revista online

Boa leitura!