EQUILÍBRIO EMOCIONAL EM 2020
O que é equilíbrio emocional?
A Inteligência emocional é a base para o desenvolvimento da maior parte das habilidades interpessoais exigidas para o sucesso no mercado de trabalho. E, por isso, é muito importante aprender como gerenciar as suas emoções no ambiente profissional. Com inteligência emocional se conquista o equilíbrio e esse é o caminho para a prosperidade e sucesso na sua carreira.
Normalmente, a inteligência emocional inclui dois itens relacionados, porém distintos:
- A capacidade de reconhecer, compreender e gerenciar suas
próprias emoções;
- A capacidade de reconhecer, compreender e influenciar as
emoções dos outros.
Aqueles que têm inteligência emocional elevada estão em sintonia com suas próprias emoções e as emoções daqueles ao seu redor. Eles podem reconhecer e entender os vários sentimentos que vivenciam e são capazes de gerenciá-los adequadamente.
Já aqueles com baixo índice de inteligência emocional são simplesmente incapazes de entender por que se sentem de uma determinada maneira e não conseguem processar as emoções que vivenciam, tornando a comunicação e as relações extremamente pesadas e tóxicas.
A inteligência emocional é extremamente importante quando se pensa em sucesso.
Infelizmente o que vemos hoje em dia é o total descontrole e desequilíbrio emocional, tanto na busca das vagas quanto no relacionamento com os pares e superiores.
Em quase 100% das vagas abertas temos uma demanda extremamente superior de currículos enviados fora do perfil, as pessoas não leem mais o anunciado e saem disparando seus dados sem nenhum tipo de critério. Quando participam do processo seletivo não avaliam a oportunidade e a sua aderência ao perfil, preferem ser escolhidas ao escolher. Sem contar a total falta de responsabilidade com faltas, atrasos, falta de retorno e falta de respeito.
90% das vagas abertas para substituição são por falta de equilíbrio emocional, situações de ira e descontrole, profissionais que misturam suas questões pessoais no trabalho, que não conseguem resolver problemas, que não se percebem ou não percebem o outro, faltam com respeito em todos os níveis.
Hoje um processo seletivo bem estruturado já contém entrevistas por competências e testes de Inteligência Emocional, cada vez se torna mais raro a contratação de profissionais que não estejam em equilíbrio. Isso porque o desequilíbrio emocional gera custos para a empresa e nenhum empreendedor administra um negócio para ter prejuízo.
Vamos olhar para a solução?
Se reorganize internamente, reveja algumas posturas, atrasos, faltas, cara fechada, mentiras, vitimismo, agressividade…se isso é muito difícil pra você existem alguns profissionais capazes de ajudar, procure ajuda profissional.
Agora se essas questões você percebe no outro, na sua chefia, ou na cultura da empresa onde trabalha, é hora de repensar se é nessa empresa que você deseja ficar, empresas doentes e desestruturadas tendem a contratar líderes iguais e com o tempo quem desestrutura é você. Recentemente uma Analista de RH de uma empresa bem conceituada no mercado, usou de seu poder de escolha e decisão para ofender e impor sua autoridade frente a um processo seletivo que estávamos cuidando, nesse momento percebi que a falta de equilíbrio emocional atingem todos, e todos os cargos em todos os níveis. Por fim entendemos que semelhante contrata semelhante.
Infelizmente as pessoas andam muito inflamadas, sem equilíbrio. muito menos emocional e se vamos para o mundo interagir precisamos estar em sintonia com as nossas emoções e intenções e emocionalmente equilibrados, assim evitamos consequências e sequelas da falta de equilíbrio do outro.
Ariani Cabral Mol, Psicóloga, Psicodramatista, Facilitadora em Constelação Sistêmica Familiar e Organizacional. Sócia Proprietária da Gestão Humana consultoria em RH (contratação de Profissionais) desde 04/2000, atuando em parceria com a Fundação Mudes desde 2004 (contratação de Estagiários).
Matéria da revista AETEC nº28 edição.
Revista online.
Boa leitura!
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