ENTREVISTA COM O CEO DO GBC (GREEN BUILDING COUNCIL BRASIL) FELIPE AUGUSTO FARIA

Como você vê o mercado Brasileiro em construções sustentáveis e eficientes nos próximos 10 anos? O Green Building Council Brasil possui mais de 2.300 empreendimentos registrados nas certificações, sendo que 1.000 já estão certificados.
Ano passado o GBC Brasil teve o recorde de novos projetos registrados, 219. E este ano, estamos recebendo um registro novo a cada dia útil do ano.
Seguramente iremos superar os números de 2022.

Outro destaque no Brasil tem sido a elevação do nível técnico do mercado. Os certificados são divididos em quatro níveis de acordo com o atendimento das metas estipuladas nos referenciais da certificação: básico, prata, ouro e platina.

O Brasil que ocupa a posição de top 5 em um ranking de 186 países com o maior número de projetos, possui 10% do total de edificações certificadas no nível Platina, enquanto no mundo este desempenho é de 8%. E cerca de 50% das certificações Platina no Brasil ocorreram nos últimos 3 anos.

Em 2022, 22% das edificações certificadas atingiram o nível Platina e no primeiro semestre de 2023 este percentual subiu para 29%.

Qual o segredo para as edificações atingirem altos resultados em eficiência?

Investimento em projeto, em inteligência de arquitetura e engenharia. Os diversos exemplos, construídos e operando, que possuímos no movimento de green building no Brasil evidenciam que investindo em projetos, desde o início da fase de concepção e considerando profissionais experientes, viabilizamos economicamente o ingresso de inovação e tecnologia e maximizamos os resultados em eficiência e conforto. Como consequência, certificações nos seus mais altos níveis.

O que é a Certificação ZERO ENERGY
Outra iniciativa interessante do GBC Brasil é a certificação ZERO ENERGY. Edificações que apresentam o balanço zero de energia em doze meses de operação. Para tanto, e seguindo esta ordem, investem em eficiência energética (diagnósticos energéticos, simulações, projetos e readequações), otimização da gestão de energia na operação, e geração de energia renovável.

Já temos 72 empreendimentos nesta certificação, entre plantas industriais, centros de logística, residências, escolas… O destaque é o Ensino Adventista do Estado do Paraná, onde 24 de suas escolas já estão operando “zero” após reduzirem cerca de 50% da sua demanda por energia elétrica e investirem na geração renovável distribuída em cada uma das 24 escolas.

Matéria da revista AETEC nº50 edição.

Revista online

Boa leitura!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *