CUIDADOS DE SEGURANÇA EM VISTORIA DE PERÍCIA DE ENGENHARIA CIVIL

Realizar uma vistoria de perícia em engenharia civil requer a consideração de diversos cuidados de segurança para garantir a proteção dos profissionais envolvidos e prevenir acidentes. A seguir, são destacados alguns pontos importantes a serem considerados durante o processo de vistoria de perícia em engenharia civil:

1. Equipamento de Proteção Individual (EPI): Todos os envolvidos na vistoria devem utilizar os EPIs adequados, como capacetes, luvas, óculos de proteção, botas de segurança e coletes refletores, de acordo com as características do local e os riscos identificados.
2. Acesso Seguro: Certifique-se de que os locais a serem vistoriados sejam acessados de maneira segura, com escadas firmes e corrimões, quando necessário. Evite utilizar estruturas improvisadas ou inseguras para acessar áreas de difícil alcance.
3. Isolamento e Sinalização: Caso a área da vistoria apresente riscos, como pisos instáveis, buracos, desnivelamentos etc., isole e sinalize adequadamente as áreas perigosas para evitar que pessoas não autorizadas se aproximem e se machuquem.
4. Avaliação Prévia: Antes de iniciar a vistoria, faça uma avaliação prévia das condições do local. Identifique riscos potenciais, como instabilidade estrutural, presença de substâncias tóxicas, áreas de risco de desmoronamento, entre outros.
5. Equipe Treinada: Certifique-se de que a equipe envolvida na vistoria tenha o treinamento necessário para lidar com situações de emergência, como primeiros socorros e evacuação segura em caso de acidentes.
6. Comunicação: Estabeleça um sistema de comunicação eficaz entre os membros da equipe durante a vistoria. Isso é fundamental para transmitir informações sobre condições de segurança, riscos identificados e necessidade de ajuda.
7. Verificação das Condições Climáticas: Leve em consideração as condições climáticas, como chuva, vento forte ou calor excessivo, que podem afetar a segurança da vistoria. Adie a atividade se as condições climáticas representarem um risco elevado.
8. Documentação e Registro: Mantenha um registro detalhado de todas as condições do local durante a vistoria, incluindo fotos, vídeos e anotações. Isso não apenas ajuda na avaliação da perícia, mas também pode ser útil em caso de disputas futuras.
9. Avaliação Estrutural Prévia: Se a vistoria envolver avaliação de estruturas, como edifícios, pontes ou outras construções, realize uma avaliação prévia para determinar se essas estruturas são seguras para a entrada de profissionais de perícia.
10.Plano de Emergência: Tenha um plano de emergência elaborado e compartilhado com todos os membros da equipe. O plano deve incluir procedimentos a serem seguidos em caso de acidentes, como evacuação, acionamento de serviços de emergência e primeiros socorros.

Lembrando que a segurança é primordial em qualquer atividade de engenharia civil, especialmente em vistorias de perícia, onde podem existir riscos inerentes ao estado das estruturas ou condições ambientais. Portanto, a preparação, o planejamento e a adesão rigorosa aos protocolos de segurança são essenciais para garantir que a vistoria seja realizada de forma eficaz e segura.

*Luís Henrique M. de Souza, Engenheiro Civil e Segurança do Trabalho, Perito Judicial, Professor, Palestrante, Consultor, Diretor da Consult Peritos Associados.
Tel.: + 5511 98458 5385 – 4335 9869
diretoria@consultperitos.eng.br

Matéria da revista AETEC nº50 edição.

Revista online

Boa leitura!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *