COMO INFLUENCIAR PESSOAS E FAZER AMIGOS EM SEUS PROJETOS USANDO MÍDIAS SOCIAIS?

Dando continuidade ao artigo anterior “Como Considerar as Mídias Sociais na Comunicação em Projetos?”, vamos abordar o tema sugerido no título acima com o
intuito de dar algumas dicas de como utilizar esta ferramenta de comunicação em prol do sucesso do projeto, da equipe e das partes interessadas não só dentro do contexto do projeto, mas também fora dele.

Vou abordar aqui o uso das mídias sociais digamos “raiz”, àquelas que deram origem ao uso massivo na utilização da comunicação social como Facebook, WhatsApp, Telegram, Slack, Yammer e tantos outros.

Agora, pergunto a vocês. Por que este tema seria importante? Redes sociais não são para você participar de forma livre? Ou seja, vocês participam daqueles grupos que te interessam e àqueles que não te agradam você sai na hora que quiser ou, talvez nem entre? Imagine então, em um ambiente de projetos onde se nem todos aqueles com quem vocês tenham ou devam se comunicar não são tão afins e se que, se dependesse de vocês, nem fariam parte de seu projeto muito menos tê-los como contato social??? Dividindo pensamentos e gostos pessoais? Credo!!!!

Pois bem, talvez isto seja uma oportunidade de fazer diferente e exercitar uma espécie de altruísmo profissional/social. Tenha certeza de que as mídias sociais podem ser aliadas em aproximar mais e mais as partes interessadas uma vez que há a possibilidade de cada um mostrar seus sentimentos, opções, cultura, do que mais gosta etc. Isto traz uma sensação de proximidade entre os membros do projeto, imagine você compartilhando e sendo compartilhado com fotos e pensamentos
que reflitam as crenças e valores uns dos outros? Com certeza isso vai gerar mais empatia entre as pessoas e mais engajamento uma vez que pode gerar um alinhamento de visões e necessidades individuais que, talvez, você nem saberia se ficasse enclausurado em seu mundo?

Para que as redes sociais funcionem bem, precisam de algumas ações para que estes meios realmente sejam úteis e atinjam seus objetivos. Por exemplo:
1. Crie regras básicas que estejam alinhadas à cultura dos membros do grupo, com as políticas de ética e “Compliance” da empresa, evitando e inibindo questões que sejam
rudes em relação a sexo, raça, crenças política etc.
2. Tenha um ou mais administradores que façam o policiamento, orientação e filtros que possam gerar ruídos nas comunicações, principalmente quando existe membros
locados em diferentes regiões do país ou do mundo, e nestes casos recomenda-se que se nomeie um administrador por região.

Uma vez que os cuidados acima sejam feitos, a chance de se criar relações duradouras entre os membros de um projeto que certamente irão perdurar para além-projeto é muito grande. Isso fortalece os relacionamentos, o Network, a confiança mútua, a clareza de ideias, o respeito mútuo e o engajamento para com os objetivos dos projetos em que estejam envolvidos.

Experimentem, não vão se arrepender!

Rogério Sagliocco. Tecnólogo em Mecânica com especialização em Processos de Soldagem pela Unesp, pós graduado em Gerenciamento de Projetos pela Escola Politécnica-USP.

Matéria da revista AETEC nº 42 edição.

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