COMO EVITAR PROBLEMAS NA COMPRA DE UM IMÓVEL

A aquisição de um imóvel é um momento importante que vem, em geral, acompanhado de uma expectativa.
Seja um terreno, para construir a casa onde se vai morar, o comércio, empresa ou indústria onde se vai trabalhar, para construir algo para alugar ou vender; seja um imóvel usado, que se pretende usar como está, ou então reformar, para adequar usos e finalidades; seja, ainda, um imóvel novo, recém  construído, esta aquisição representa sempre uma esperança, um projeto para o futuro.
E o quê acontece quando, já de posse do terreno, se descobre que nele não é possível construir aquilo sonhado, que o terreno é pequeno demais para o edifício pretendido, um bom profissional para aconselhá-lo na ou que o zoneamento urbano não permite aquele tipo de comércio ou indústria, ou que as fundações e estrutura do edifício custarão muito mais do que o imaginado, devido a um relevo bastante acidentado?
O quê acontece quando se descobre que o imóvel usado, comprado por um valor tão atraente, não tem condições de receber aquela reforma necessária, que as fundações não foram devidamente impermeabilizadas e as paredes de um bom projeto para atender o programa desejado exibem uma barra de umidade, que os azulejos dos banheiros e cozinhas estão trincados devido a problemas estruturais de difícil correção, que as instalações elétricas estão em tão mau estado, a ponto de provocar um incêndio, tudo, naturalmente, com soluções de alto custo?
O quê acontece quando se descobre, naquele lindo imóvel novo, recém  adquirido, que a insolação não é propícia para garantir a salubridade dos ambientes, ou que os pisos dos banheiros não têm declividade para os ralos, ou que os elevadores do edifício onde se encontra o charmoso apartamento com área gourmet não têm elevadores em número e tamanho suficientes para atender aos moradores? O resultado seguro quando estas coisas acontecem é o prejuízo financeiro, a decepção e muitas vezes a impossibilidade de resolução do problema em curto prazo.
Porém, todas estas indesejáveis possibilidades poderão ser evitadas se o comprador contar com o auxílio de “O quê acontece quando se descobre, naquele lindo imóvel novo, recém-adquirido, que a insolação não é propícia para garantir a salubridade dos ambientes.” hora da compra.

“O quê acontece quando se descobre, naquele lindo imóvel novo, recém adquirido, que a insolação não é propícia para garantir a salubridade dos ambientes.”

Um profissional que possa, não só verificar, no terreno a ser adquirido, se o relevo não representará custos demasiadamente altos para a obra, ou se o zoneamento permite que seja construído o edifício, mas um profissional que, com sua experiência e seu preparo, possa vislumbrar no terreno a viabilidade pelo cliente, não apenas do ponto de vista técnico e legal, mas também do ponto de vista estético, funcional e financeiro. Um profissional que possa verificar se o imóvel usado a ser comprado não tem vícios irreparáveis de construção, se não está deteriorado de modo a não poder contar com soluções viáveis para sua recuperação, ou ainda, se o imóvel novo tem virtudes suficientes para valer o preço pedido pelo vendedor, se os acabamentos tão lindos não são apenas fachada para esconder a má qualidade da estrutura, se a insolação garante a salubridade dos ambientes, etc, etc.
A expertise dos profissionais arquitetos e urbanistas, engenheiros (de solo, fundações, estruturas, de instalações hidráulicas e elétricas, etc.), além de engenheiros especialistas em análise e licenciamento ambiental, quando for o caso, estará sempre a serviço do cliente desejoso de adquirir um imóvel, tudo para que a compra não seja em vão.
O aconselhamento profissional, longe de onerar o comprador, fará necessariamente com que ele economize e evite problemas e prejuízos incalculáveis que podem vir a acontecer caso compre um imóvel que não sirva para concretizar seus desejos.
Nunca hesite em chamar um profissional bem preparado e idôneo, que possa lhe aconselhar nesta hora tão importante que é a aquisição do imóvel!

Celisa de Paula Cunha é Arquiteta e Urbanista, formada pela FAUUSP. Trabalha há 37 anos em parceria com o Arqto. Ricardo José da Cunha.

Matéria da revista AETEC nº24 edição.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *