COMO CONSIDERAR AS MÍDIAS SOCIAIS
NA COMUNICAÇÃO EM PROJETOS?
As tecnologias têm direcionado seus esforços no sentido de encurtar as distâncias, promover mais agilidade nas trocas de informações e no ganho de conhecimento sobre qualquer assunto.
Apesar destas tecnologias serem desenvolvidas para satisfazer as necessidades do indivíduo como ser, logo as desenvolvedoras de softwares, plataformas ou de aplicativos para celular vislumbraram o imenso potencial que essas tecnologias poderiam assumir no mundo empresarial. Tanto que hoje temos uma grande variedade de opções que servem como ferramentas de gestão das comunicações entre empresas e profissionais.
Por outro lado, temos visto empresas de tecnologia lançando mão destas ferramentas de comunicação de forma massiva, o que traz a elas uma maior agilidade nas comunicações de seus projetos entre seus membros, clientes e fornecedores.
O grande problema é que, quando estas ferramentas não são implementadas de forma sistêmica e sustentada, elas podem ser úteis até certo ponto, principalmente quando falamos de agilidade e colaboração, mas, elas podem perder o sentido quando as informações de conteúdo e de decisões, se perdem por terem uma característica volátil. Assim, a história, as lições aprendidas, as decisões, quem as tomou, se houve o consenso ou não sobre um
determinado ponto etc., podem ficar somente na cabeça das pessoas e sem nenhuma retenção deste conhecimento.
Portanto, empresas que buscam a tecnologia como uma aliada precisam primeiro avaliar dentre as diversas ferramentas disponíveis no mercado, qual é a mais apropriada à sua realidade. Realidade esta associada ao ambiente de negócios, cultura interna, cultura das principais partes interessadas que possam atuar fortemente nos seus projetos, na capacidade de gerir e reter informações, análise de custo x benefício e, principalmente onde se quer chegar com isso sem esquecer das questões de associadas
à segurança de informações e, porque não, das questões trabalhistas!
De forma prática, as mídias sociais devem ser ferramentas que agreguem no desenvolvimento de um projeto uma vez que fornecem informações relevantes para um público diverso dentro do ambiente de projetos! Mas, precisam ser bem definidas em relação às regras como:
• Quais informações devem ser compartilhadas,
• Quem são os responsáveis por administrá-las,
• Quando estas informações devem ser disponibilizadas e,
• Como serão disponibilizadas
Não obstante, deve-se ater às questões culturais, principalmente quando se trata de projetos onde as partes interessadas estão geograficamente distantes, ou seja, em outros países e até mesmo em regiões distintas dentro do próprio país, onde questões culturais possam ser barreiras dentro do processo de comunicação.
Quem nunca passou por “perrengues” utilizando suas redes sociais só porque externou alguma opinião que foi de encontro com a opinião de outra pessoa? E isso ocorre em redes sociais nas quais supostamente só integravam pessoas que dividem pontos em comum! Imagine isso ocorrendo em um ambiente onde existem pessoas que nem sempre você se deu muito bem ou que você nem conhece bem? Pessoas de outros lugares do planeta que você nem faz ideia de como é a cultura regional onde termos e expressões que você usa de forma corriqueira no seu país e em outros países isso seria uma tremenda ofensa?
Considere ainda as questões de fuso horário! Imagine você enviando uma informação importante numa sexta-feira à tarde e, para parte do seu time, quando lerem a informação já fosse sábado? Talvez esta informação não teria eficácia nenhuma!
Até mais!
Rogério Sagliocco. Tecnólogo em Mecânica com especialização em
Processos de Soldagem pela Unesp, pós graduado em Gerenciamento de Projetos pela Escola Politécnica-USP.
Matéria da revista AETEC nº 41 edição
Boa leitura!