Ações para desenvolvimento do turismo pelas 8 cidades do Conisud

As oito cidades – Embu das Artes, Taboão da Serra, Cotia, Embu Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra e Vargem Grande Paulista – que participam do CONISUD, com atuação constante dos seus prefeitos, estão se movimentando para desenvolver um projeto que dinamize o turismo desta região tão próxima da capital e com muitos possibilidades de atrair turistas, que movimentam o PIB em vários países do mundo.

Fomos falar com sua secretária executiva, Brígida Sacramenta, que manifestou com muito entusiasmo o desenvolvimento deste projeto, aqui reproduzimos suas palavras: “Consolidar o potencial turístico, cultural, religioso, de contemplação, de aventura e de negócios é o grande desafio que se impõe. O envolvimento dos potenciais empresários na continuidade da construção desse trabalho é fundamental para a viabilização desse processo. A instalação de grupos de trabalho específicos, profissionalizados, para a elaboração de calendários de eventos, roteiros turísticos, análise swot, segmentação turística, plano de ação e diretrizes estão inclusos na próxima etapa”.

Também colhemos palavras do atual presidente do CONISUD, o prefeito de Embu das Artes, Nei Santos: “Com um trabalho profissional e bem consistente nessa área atrairemos turistas, feiras de negócios e sem dúvida, recursos para investimento em infraestrutura e serviços.

Apoiaremos e incentivaremos os pequenos e médios empreendedores a se qualificarem para participarem dessa construção e os grandes empresários da área para aqui investirem. Cabe ressaltar que o produto que estamos entregando, hoje, foi elaborado por muitas mãos: técnicos da área das diversas prefeituras, sociedade civil, grupo de trabalho do CONISUD e SENAC”.

A prefeitura de Cotia, através da sua Secretaria de Turismo, atua intensamente neste projeto, e muitas novas ações vão surgir em breve neste município, visando o incremento do turismo local. A AETEC participa do conselho de turismo, através do arquiteto e urbanista Alessandro Malara Manso.

Para ajudar qualquer projeto de turismo são necessários alguns elementos básicos como facilidade de acesso, segurança, limpeza, bons serviços, qualidade no atendi[1]mento, profissionais capacitados, e como dizia o poeta Vinícius de Moraes, “beleza é fundamental” daí o interesse que todas as cidades, polos de turismo, têm em cuidar bem do visual do município, com ajuda de todos os moradores, que também devem contribuir e fazer a sua parte, em benefício de todos.

Matéria da revista AETEC nº 37 edição.

Revista online

Boa leitura!