A IMPORTÂNCIA DOS PROJETOS COMPLEMENTARES NA OBRA

O RISCO DE UMA OBRA SEM OS PROJETOS COMPLEMENTARES/EXECUTIVOS

Um projeto complementar e executivo correto e bem detalhado garante a fluidez dos trabalhos nos canteiros de obras, e segurança para o profissional responsável pela execução da obra, evitando surpresas e erros estruturais que possam causar prejuízos ou até mesmo o embargo do empreendimento, ou perca do CREA/CAU.

Projeto estrutural e de fundação
A importância que deve se dar ao projeto estrutural e de fundação em uma obra, é de extrema responsabilidade dos responsáveis pela execução bem como o foco é o dimensionamento e detalhamento dos elementos estruturais (pilares, vigas, lajes). Lida com a análise e o projeto de estruturas que suportam ou resistem cargas

Com o projeto estrutural, consegue-se dar mais segurança ao desenvolvimento das obras, algo fundamental para o processo de construção e segurança. Além disso, também é possível garantir a durabilidade do empreendimento, evitando erros de dimensionamento que podem causar problemas no futuro, como possíveis trincas, rachaduras ou fissuras na edificação.

O projeto de fundação, também faz parte do estrutural, sendo uma etapa importante na construção de qualquer edificação, já que ele é responsável por garantir a estabilidade e a segurança da estrutura.

Projeto hidrossanitario
O projeto hidrossanitário é responsável pelo dimensionamento das tubulações do sistema de abastecimento de água, esgoto sanitário e de instalações de águas pluviais. Um projeto hidráulico nada mais é do que as instalações feitas para abastecer a água de uma propriedade, distribuí-la e escoá-la. Ele é elaborado nas etapas iniciais de construção de um imóvel, isto é, juntamente com o projeto arquitetônico que, por sua vez, deve
determinar onde e como serão usados os pontos de água.

Em circunstâncias futuras, no caso de reformas, um projeto hidrossanitário é essencial, pois permite localização de tubulações, registro e da caixa d’água correspondente a cada sistema ou torneira. Com o projeto em mãos a economia eventualmente é garantida, além da execução correta da obra também, causando segurança na mesma.

Projeto elétrico

O Projeto de instalação elétrica, é responsável pelo dimensionamento e indicações para realizar o fornecimento de energia para todos os equipamentos e toda a iluminação de determinado local, em razão disso um projeto bem-feito é de extrema importância, evitando problemas futuros, garantindo segurança e o melhor funcionamento do todo sistema elétrico. Sendo assim, classificado de extrema importância para qualquer tipo e tamanho de obra, com ele temos segurança, garantia do serviço e até mesmo uma economia para a execução da obra, portanto, não economize na hora de contratar o projeto elétrico, isso economizará muito tempo e segurança futuramente.

Um projeto executivo de engenharia, chamado de projeto complementar, precisa ser bem detalhado e garantirá tanto a qualidade, quanto a produtividade durante a execução da obra.

Como todas as decisões relativas à construção estarão claras e explícitas nestes projetos, os funcionários da obra, e profissional responsável pela execução, poderão minimizar dúvidas ou corrigir problemas. Por isso é tão importante que o profissional escolhido para confeccionar o projeto executivo tenha a profissão regulamentada no órgão competente, é seguro afirmar que a elaboração de um projeto estrutural completo e confiável é essencial para uma edificação, com muitos benefícios para o cliente, o principal deles, a segurança da construção e sua grande economia. O projeto não traz problemas e evita dores de cabeça para todos os lados.

Joyce Costa Silva. Formada em engenharia civil pela Faculdade Mário Schenberg, com pós graduação em Estruturas da construção civil, pela Faculdade de Engenharia de Sorocaba (FACENS), atua há 4 anos na Prefeitura Municipal de Cotia, na análise de projetos e aprovação. engjoycecosta@hotmail.com

Matéria da revista AETEC nº49 edição.

Revista online

Boa leitura!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *