WOOD FRAME
PARTE II

Sistemas Construtivos em Madeira

Para começar a falar sobre sistemas construtivos em madeira se faz necessário citar a diferença entre os chamados pré-fabricados e os pré-moldados.

Ambos são fabricados em formatos pré-definidos e com potencial de escala. A maior diferença entre o pré-moldado e o pré-fabricado é o local de fabricação. Os pré-moldados veem pré-prontos de fábrica, sendo finalizados ou montados no próprio local de utilização. Já no caso dos pré-fabricados, as peças são produzidas em instalações industriais, que contam com laboratórios de testes, equipamentos específicos, mão de obra especializada, seguindo rigorosos padrões de qualidade.

Os três sistemas abaixo podem ser produzidos no formato pré-moldado, porém apenas o sistema construtivo de painéis sanduiche, propicia a pré-fabricação. Vamos entender o porquê:

Painéis de parede – pranchas encaixadas
horizontalmente

São pranchas encaixadas horizontalmente formando um painel de parede autoportante que exerce também a função de vedação. Este sistema apresenta uma tendência a se tornar cada vez menos viável no decorrer do tempo, isso porque utiliza madeiras com grandes dimensões, uma matéria-prima com demorado tempo de cultivo.

Este sistema abrange desde moradias simples até aquelas com padrão elevado. São detectadas diferenças, que podem, a princípio, parecer singelas, entre alguns detalhes construtivos de uma empresa para outra, porém, estas diferenças costumam ser muito significativas e determinantes no quesito acabamentos, para a adequação do sistema às técnicas de aplicação de cerâmica, por exemplo, que por questão deem movimentação das pranchas que formam a parede neste sistema. A movimentação na madeira é causada pela retração transversal, radial ou tangencial, uma vez que a madeira é geralmente empregada no estado verde e atinge o equilíbrio higroscópico com o ambiente em serviço. Isto pode acarretar, dependendo das peculiaridades da solução, desde diminuição do pé-direito até rebaixamento da cota das janelas, quando estas se encontram simplesmente apoiadas sobre as pranchas livres nos pilaretes que servem de guia, prejudicando, assim, o desempenho de todo o conjunto, ou causando defeitos difíceis de serem corrigidos.

Painéis sanduíche

O sistema sanduíche, também chamado de parede dupla, caracteriza-se por se estruturar sobre montantes de madeira, com fechamento interno e externo, podendo estes ser de madeira ou não, hoje no mercado de wood frame, materiais como OBS, chapa cimentícia, e chapa de gesso acartonado, estão sendo cada vez mais utilizados.

Nesse sistema os montantes são estruturais espaçados em módulos entre 40cm e 60cm, formando uma grade estrutural no perímetro da edificação. No sistema sanduíche é bastante utilizada a madeira de reflorestamento, materiais derivados da madeira e outros produtos, como citado a pouco, facilitando o processo de industrialização, já que neste caso o painel de parede vem pronto de fábrica, já com tubulações elétricas e hidro sanitárias embutidas.

Painéis de parede com tábuas posicionadas
verticalmente com mata-juntas

Tábuas pregadas na posição vertical com mata-juntas é um sistema construtivo caracterizado por se estruturar sobre montantes de madeira, espaçados de aproximadamente 1,20m. Esse sistema é o mais antigo, tradicionalmente utilizado na região Sul e parte do Sudeste brasileiro. Em São Paulo, verificou-se que ele é comercializado para ser empregado como alojamento em canteiros de obras, o que já não ocorre no Sul do país, onde as edificações mais antigas de wood frame adotaram este sistema.

As tábuas na posição vertical com mata-juntas são utilizadas para o fechamento da parede, e as esquadrias são do mesmo tipo de madeira da estrutura. Às paredes externas são fixadas tábuas de modo que a estrutura de montantes da parede fique exposta internamente. A estrutura não atinge grandes vãos, isso porque trabalha juntamente com o telhado para o travamento da edificação.

Na próxima edição, na continuação de sistemas construtivos em madeira, vamos conhecer MLC – Madeira Laminada Colada e CLT – Madeira Laminada Cruzada.

Cíntia Monteiro. Arquiteta e Urbanista pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e mestre em Habitação pelo IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.
Docente nos cursos de graduação e pós-graduação de Arquitetura e Urbanismo, Design de Interiores, Engenharia Civil e de Produção.

Matéria da revista AETEC 39º edição.

Revista online

Boa leitura!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *