VISITANDO A ART RIO 2021

Depois da pandemia, a ideia de retornar às feiras e eventos nos animou muito. Vacinados, criamos coragem e decidimos por recomeçar em lugar cheio de poesia e com um “que” de liberdade, que é a Marina da Glória, um dos locais mais lindos do mundo.

Foi assim que desembarcamos no Rio de Janeiro, em meados de setembro para visitar a Art Rio 2021, o principal evento de Arte da América Latina.

A sensação é a leitura do aprendizado, em aproveitar o sabor dessa liberdade que nos foi tolhida.

Na entrada da feira, após esse hiato pandêmico, sentir a sociedade, que sofreu junta, voltar a conjugar o verbo “aglomerar” foi singular.

(*pedimos a licença poética aqui em pautar:) Torcendo muito, que hajam bilhões de sábios a enxergar, depois do caos que a Covid trouxe, impresso no DNA da raça humana, a mensagem universal: somos todos iguais.

Em um pavilhão à beira mar, ao lado de embarcações ancoradas, na região central da cidade e ao lado da pista do aeroporto Santo Dumond, só o lugar já vale a ida. Durante 5 dias, a Art Rio reuniu as principais galerias brasileiras em um acervo rico, somado a eventos, workshops e festas.

Os ingressos foram vendidos em lotes, para cada grupo permanecer no evento por apenas duas horas, como pede a lei.

O pavilhão principal, seguiu convencional, sem muito ballet, mas a tela ao ar livre no espaço criado pelo talentoso Pedro Evora trouxe linhagem nobre à arquitetura do evento, com seu palco disposto para o horizonte e o pôr do sol. Sorrimos, felizes.

Nesse espaço, apresentações de arte áudio visual e diálogo para diversas temáticas inclusivas, também sobre a internacionalização da arte brasileira, através de projetos como o Latitude, que completa quatorze anos, via Apex, semelhante ao que o Cau tem feito há alguns anos.

O trabalho criativo brasileiro é mundialmente reconhecido, ganho de nossa bagagem cultural única.

Para quem não se sentiu preparado a sair do isolamento, ainda que em nome da arte, foi mantida a versão virtual, gratuita, que ampliou o alcance ao público. Outra realidade que chegou para ficar e só tem lado bom.

O programa desta edição foi dividido em perfis:

  • Panorama, voltado a galerias estabelecidas do circuito,
  • Vista, para galerias jovens e projetos expositivos inéditos.
  • Solo, estandes exclusivos de um único artista.
  • Mira, em sua quinta edição, dedicado à vídeo arte e importantes nomes de arte contemporânea.

O que vimos e amamos?

O trabalho do gigante em talento Ascanio MMM. O belo trabalho orgânico da mineira Iole de Freitas.

Maria Carmen Perlingeiro e a delicadeza de suas ‘Gotas de Orvalho’.

‘Nuvens’ de Luiz Hermano (que reencontramos lindamente na Casa Cor SP dias atrás).

Vale citar a geometria tridimensional no trabalho de Eduardo Coimbra, quarteto de telas ‘Situação Espacial’, excepcional!

A delicadeza dos nuances das telas de Alexandre Furcolin.

As cores das composições em gravuras de Marga Ledora.

E por aí vamos!

Tudo “junto e misturado” a exemplares icônicos de Alfredo Volpi, Di Cavalcanti e outros mestres.

E, se ao ler isso, se pergunta o que dois arquitetos fazem em uma feira de arte? Além de gostarmos pessoalmente, é preciso conhecer para especificar. Não se trata de ser especialista, mas conhecer o bastante para atuar ao lado do cliente, do artista, do marchand ou curador, colaborando na escolha de estilo e técnica de forma a adequar aos projetos, os objetos artísticos.

Projetar corretamente o local onde a peça de arte irá ficar, dimensionando estruturas de apoio e instalação corretas quanto ao peso e formato, atento a cuidados com incidência de sol, umidade excessiva, etc. Fazem parte das atribuições dos arquitetos e também dos designers de interiores.

Então, se quiser se aproximar do tema, a própria Art Rio disponibiliza um e-book gratuito, introdutório ao mundo do colecionismo onde fala sobre o básico em conceitos.

Você também pode ler e estudar sobre arte através de conteúdos e acervos disponíveis na web, é muito vasto. Vale também visitar e conhecer galerias e ateliês, São Paulo tem endereços importantes reservados a todo tipo de arte. Desde galerias consagradas a espaços alternativos riquíssimos de talento em todas as vertentes da arte. Aventure-se.

Mariana Meneghisso, (Arquiteta Urbanista, Design de Interiores) e Alexandre Pasquotto, (Arquiteto Urbanista, Tecnólogo em Edificações). Sócios titulares, há 16 anos, do Escritório Meneghisso & Pasquotto Arquitetura.

Matéria da revista AETEC 38º edição.

Revista online

Boa leitura!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *