UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS INDUSTRIAIS
Projeto em estrutura metálica e steel deck, mostra que materiais industriais podem ser utilizados em obras residenciais

São Paulo, 2021 — Um projeto de 500 m² localizado no Condomínio Parque das Artes/Embu implantado em um terreno em declive e com vista para uma densa vegetação, onde apesar da face brutalista da obra, temos a desmistificação que materiais naturais e aparentes não podem se tornar sofisticados e dotados de extremo conforto.

O programa se resume a um nível inferior que conta com a integração do espaço de lazer da família, tais como salão de churrasqueira, lavanderia, oficina e estúdio musical.
Esse pavimento acaba não surgindo na fachada principal, que é dotada de uma grande pele de vidro e toda uma estética contemporânea que se evidencia pela estrutura em aço corten aparente.

No nível térreo temos uma ampla sala de estar com pé-direito exuberante, cozinha integrada ao espaço social e ao terraço externo e um escritório com vista para a mata nativa.

No pavimento superior está locado a área privativa da residência, área essa que possui uma passarela que atravessa a sala e age como um forte elemento do projeto.

A opção por materiais industrializados e com peças prontas tais como a laje steel deck e os pilares e vigas metálicas também contribuíram para uma obra rápida e limpa.

“Esse projeto mostra que elementos construtivos como a estrutura metálica não se restringe a galpões industriais, mas são elementos que além de enormes possibilidades estruturais são grandes aliados em uma estética diferenciada e de bom gosto” cita Alessandro Malara, arquiteto e sócio da AM2 Arquitetura.

Com relação às práticas sustentáveis, além da utilização de materiais rápidos e que geram poucos resíduos, a residência possui cisternas para captação de águas pluviais e todo um sistema de aquecimento solar através do advento de células fotovoltaicas em sua cobertura.

Alessandro Malara Manso
Arquiteto e Urbanista – www.am2arquitetura.com.br

Ficha Técnica:
Equipe: Alessandro Malara Manso e Rony Manso Kelbert Lucas
Arquitetura: AM2 Arquitetura
Projeto Estrutural: Abacus Consultoria e Projetos
Projeto Hidráulico e Elétrico: DR Projetos
Fornecedores: Cajá Estruturas Metálicas, Euronobre Esquadrias
Fotografia: Alexandre Takashi Hiratsuka

Sobre a AM2 Arquitetura:
A AM2 Arquitetura atua na área de Arquitetura e de Licenciamento de projetos e tem forte presença na região da Granja Viana, com foco em projetos residenciais, corporativos e comerciais. O escritório soma mais de 100 projetos neste segmento em São Paulo.

Matéria da Revista AETEC 38º edição.

Revista online

Boa leitura!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *