Soluções Ambientais
Brumadinho

Com o rompimento da Barragem de Minério
– Córrego do feijão em Brumadinho – MG, infelizmente atingindo vilarejos, vegetação nativas e chegando até o Rio Paraopeba, imediatamente iniciou-se um plano emergencial de reparação do meio ambiente.
Sistemas de Tratamento da Água, Diques

e Contenções foram implantados para limitação e tratamento do rejeito de minério e revitalização da área.
A empresa Allonda prontamente trouxe soluções rápidas e inovadoras, implantando em 45 dias, Estações de Tratamento de Água Fluvial (ETAF), e após, um Sistema de Dragagem no Rio Paraopeba e Geotubes para acondicionamento do rejeito.

SISTEMAS IMPLANTADOS
ETAF I

A água é captada por bomba de sucção do Córrego Feijão (efluente do Rio Paraopeba) com vazão média de 2000 m³/hora e direcionada até à estação de tratamento, onde recebe produtos químicos Coagulante e Floculante, fazendo com que as partículas de rejeito de minério se aglutinem e decantem no fundo da bacia de equalização e posteriormente dragado e acondicionado em Geotubes.

A água continua o tratamento passando por filtros e retornando ao córrego Cassa Branca, também efluente do Rio Paraopeba.

ETAF II
O rejeito no fundo do rio, a cerca de 6 a 8 metros de profundidade, é extraído através da Draga de sucção e recalque (com cabeças rotativas de sucção) e transportadas por tubulação de PEAD e Aço carbono até aos Platôs de Geotubes, onde o rejeito é armazenado e a água percola por canaletas recebendo produto químico até a bacia de equalização. Após a decantação da parte fina do rejeito (igual a ETAF I) a água passa pelo sistema de filtragem e é destinada novamente ao Rio Paraopeb.

ETAF II
Particularidades: Geotubes: São bags “sacolas” de geotêxtil não tecido com dimensão de 30 x 18m e tem a capacidade d armazenamento de até 1.100m3 de material.

Camila Marinheiro. Coordenadora de Qualidade Allonda

Matéria da revista AETEC nº 37 edição.

Revista online

Boa leitura!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *