Soluções Ambientais
Brumadinho
Com o rompimento da Barragem de Minério
– Córrego do feijão em Brumadinho – MG, infelizmente atingindo vilarejos, vegetação nativas e chegando até o Rio Paraopeba, imediatamente iniciou-se um plano emergencial de reparação do meio ambiente.
Sistemas de Tratamento da Água, Diques
e Contenções foram implantados para limitação e tratamento do rejeito de minério e revitalização da área.
A empresa Allonda prontamente trouxe soluções rápidas e inovadoras, implantando em 45 dias, Estações de Tratamento de Água Fluvial (ETAF), e após, um Sistema de Dragagem no Rio Paraopeba e Geotubes para acondicionamento do rejeito.
SISTEMAS IMPLANTADOS
ETAF I
A água é captada por bomba de sucção do Córrego Feijão (efluente do Rio Paraopeba) com vazão média de 2000 m³/hora e direcionada até à estação de tratamento, onde recebe produtos químicos Coagulante e Floculante, fazendo com que as partículas de rejeito de minério se aglutinem e decantem no fundo da bacia de equalização e posteriormente dragado e acondicionado em Geotubes.
A água continua o tratamento passando por filtros e retornando ao córrego Cassa Branca, também efluente do Rio Paraopeba.
ETAF II
O rejeito no fundo do rio, a cerca de 6 a 8 metros de profundidade, é extraído através da Draga de sucção e recalque (com cabeças rotativas de sucção) e transportadas por tubulação de PEAD e Aço carbono até aos Platôs de Geotubes, onde o rejeito é armazenado e a água percola por canaletas recebendo produto químico até a bacia de equalização. Após a decantação da parte fina do rejeito (igual a ETAF I) a água passa pelo sistema de filtragem e é destinada novamente ao Rio Paraopeb.
ETAF II
Particularidades: Geotubes: São bags “sacolas” de geotêxtil não tecido com dimensão de 30 x 18m e tem a capacidade d armazenamento de até 1.100m3 de material.
SISTEMAS DE TRATAMENTO DE ÁGUA
Durante o tratamento da água são utilizados produtos químicos sem características de ecotoxicidade. Além disso, todos os procedimentos estão em conformidade com as determinações do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
Camila Marinheiro. Coordenadora de Qualidade Allonda
Matéria da revista AETEC nº 37 edição.
Boa leitura!
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!