Reciclagem e Sustentabilidade
Muito se fala sobre reciclagem, mas quanto você se importa com ela?

Quando se ouve falar em sustentabilidade podemos sentir a responsabilidade deste termo em nosso cotidiano. Ser sustentável está além do cuidado com o meio ambiente. É um conjunto de ideias e estratégias para o HOJE com o intuito de garantir a sobrevivência dos recursos naturais AMANHÃ. A reciclagem é de extrema importância e aliada à sustentabilidade gera vida saudável. Segundo dados extraídos em pesquisa por amostragem realizada de 17 a 20 de julho entre os habitantes de Cotia e de grandes centros urbanos como a cidade de São Paulo, Baixada Santista e ABC Paulista, a separação de resíduos é uma prática realizada por mais de 70%. O objetivo é entender melhor o comportamento do consumidor em relação ao descarte de lixo e o nível de informação sobre os resíduos nocivos ao meio ambiente.

Mas, ainda existem muitas dúvidas que nos cercam quando colocamos em prática o ato de separar e destinar corretamente os resíduos produzidos em nossa casa, como: os locais de coleta mais próximos, a forma de higienizar os materiais e até mesmo dicas para facilitar a separação – em casa ou no trabalho – de forma prática e menos trabalhosa.

Política de Resíduos Sólidos

No Brasil, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) foi instituída pela Lei nº 12.305/10 com finalidade de atuar e orientar as questões de prevenção e redução na geração de resíduos propondo uma série de práticas sustentáveis e apresentando instrumentos para aumentar a reciclagem e a reutilização destes materiais, consumindo menos recursos e garantindo o retorno à cadeia produtiva.

Também visa à destinação correta do resíduo e os aspectos da responsabilidade compartilhada, ainda com muita dificuldade, dos seus geradores como fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, cidadãos e titulares de serviços de manejo dos resíduos sólidos urbanos na Logística Reversa, conforme detalhado em cartilha pelo Ministério do Meio Ambiente, em www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/residuos-solidos/ politica-nacional-de-residuos-solidos.html.

Estudando a Gestão Ambiental

Qual é nossa real participação neste ciclo colaborativo? Esta foi a pergunta feita pelos alunos do curso de Gestão Empresarial da FATEC Cotia durante as aulas de Gestão Empresarial, coordenadas pela Profa. Léa Rossi, que em depoimento relatou que “A proposta da disciplina Gestão Ambiental no curso de Tecnologia da Gestão Empresarial é convidar os alunos a uma reflexão de questões ligadas à sustentabilidade, enquanto cidadãos e, principalmente, como futuros gestores, que poderão aplicar esses conceitos em quaisquer tipos de atividades empresariais. Por meio da aprendizagem baseada em problemas, os alunos foram convidados a aprofundar seus conhecimentos sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos e Logística Reversa, desafiados a propor soluções para ampliar o retorno dos resíduos às cadeias produtivas. Ao final do semestre foi possível verificar que, com o compartilhamento dos conhecimentos pesquisados, dos exemplos de erros e acertos que já praticam e as legítimas preocupações com suas futuras responsabilidades como gestor, trouxe ao grupo um amadurecimento e maior consciência do papel do gestor enquanto agente transformador. O líder deve influenciar positivamente seus colaboradores, pares, alta administração e comunidade.” Todos os estudos e reflexões nos fazem perceber que preservar a natureza é responsabilidade de todos nós. Ações compartilhadas e aliadas entre os governos e empresas públicas e privadas são essenciais para o fortalecimento de ações como a estabelecida em 1998 pelo Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD) que determinou responsabilidade como “o compromisso permanente dos empresários de adotar um comportamento ético e contribuir para o desenvolvimento econômico, melhorando, simultaneamente, a qualidade de vida de seus empregados e de suas famílias, da comunidade local, e da sociedade como um todo”.

Pontos de Coleta no Município

Em Cotia existem pontos de coleta para que cada um de nós possa contribuir realizando o descarte consciente de seus resíduos sendo que dois deles coletam a maior diversidade de materiais. A Coopernova Cotia Recicla, localizada na Estrada Manoel Lages do Chão, 590, no Jardim Caiapiá, tem constante atuação no Município com o recebimento de materiais para separação. Na Cooperativa são recebidos eletrodomésticos, eletrônicos, papel, plástico, papelão, isopor, metal, alumínio, vidro e óleo domiciliar envazado em pet 2 litros. A cooperativa tem 22 anos e atua desde 1998. Hoje conta com a participação de 40 cooperados. Condomínios, bairros e empresas podem solicitar o cadastramento para a coleta, que será avaliada pelos responsáveis.

Outro ponto de coleta é o PEV de Caucaia, localizado ao lado da subprefeitura de Caucaia do Alto, onde recebe resíduos sólidos comuns como vidro, papel, plástico e metal além de pneus, lâmpadas fluorescentes, isopor, eletrônicos, eletrodomésticos e óleo domiciliar. Foi uma conquista importante para a região, mas o espaço ainda é carente de maquinário como esteiras e empilhadeiras. Atualmente o PEV conta com 60 cooperados, mas com a redução do quadro, hoje atuam apenas 20. Outros locais ao longo da Rod. Raposo Tavares como a Conibase Granja Viana e Leroy Merlin, também são postos de descarte para lâmpadas, pilhas e baterias. Óleo de cozinha pode ser descartado diretamente na Preserva Reciclagem e escolas do município através do projeto da Sec. do Meio Ambiente “Guardiões Mirins”. Pilhas e Eletrônicos podem ser descartados na Secretaria de Meio Ambiente e unidades de CAPS. Já os medicamentos, nas unidades de UBS e Droga Raia Granja Viana.

Todo resíduo corretamente descartado é vendido às empresas gestoras. Estas empresas atuam normalmente em um segmento específico de acordo com o material que, depois de tratado, pode retornar no processo produtivo.

Pesquisa sobre Reciclagem

Em pesquisa aos moradores de Cotia pudemos observar que a coleta seletiva, seja ela realizada por caminhões da prefeitura ou cooperativas, é uma realidade para 67% dos respondentes.

É importante olhar para a parcela que não tem coleta seletiva, mas que separa e acondiciona o resíduo reciclável em embalagens separadas, estes representam 24%. Os pontos de coleta próximos à residência são de conhecimento de 54% e, 71% sabem os impactos ambientais causados pelo descarte incorreto de pilhas, remédios, óleo de cozinha, lâmpadas e eletrônicos.

Pessoas com mais idade também são mais conscientes. Verificamos que os respondentes na faixa etária de 20 a 35 são os que menos têm o hábito de fazer a separação. Veja no gráfico abaixo os resíduos que as pessoas têm maior preocupação em destinar corretamente.

Dos respondentes que não fazem a separação do lixo, 70% são moradores de COTIA. Alegam a falta de coleta seletiva no bairro e a falta de orientação e estímulo da Prefeitura. Estes se sentiriam motivados em separar se recebessem mais informações em relação ao destino correto de cada resíduo e principalmente, se houvesse coleta no bairro. Com base nas informações coletadas, gostaríamos de convidá-lo a acompanhar as próximas edições da revista onde você poderá ver um pouco sobre a atuação das cooperativas no município de Cotia bem como dicas para reciclar cada vez mais seus resíduos, cuidando do meio ambiente.

Veja no QRCode o mapa com a localização de postos de coleta e a pesquisa completa.

Bêlit da Costa R. Leite.  Gerente Administrativa da AETEC e aluna da Fatec Cotia, juntamente com seus colegas fatecanos Damaris Ferreira, Roginan Xavier, Felipe Lorente, Luciano Camargo, Gabriel Matheus e Riane Amorim

Matéria da revista AETEC nº31 edição.

Revista online

Boa leitura!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *