REALIDADE VIRTUAL – NA ENGENHARIA E ARQUITETURA

Realidade Virtual (VR) e uma tecnologia que permite ter uma experiência imersiva, em outras palavras, ela faz com o que o cérebro acredite que o usuário esta em outro ambiente, vivendo uma experiência muito próxima da real. A realidade virtual utiliza óculos especial, onde são exibidas duas imagens separadas, uma para cada olho, essas imagens dão a sensação de profundidade e 3d, juntamente com um sistema que rastreia a posição e rotação da cabeça e mostra a imagem conforme o movimento, tudo isso gera no cérebro uma sensação de estar dentro do ambiente, por isso a maioria das experiências em VR são chamadas de imersivas.

Projetos de engenharia e arquitetura vem se beneficiando dessa tecnologia, justamente pela sensação de imersão, projetos como edifícios ou casas que ainda estão na fase de concepção são criados e apresentados aos clientes de uma forma onde eles possam viver a experiência de como e estar dentro deste projeto, com uma noção exata de espaço e deslocamento dentro do ambiente.

Outra vantagem da realidade virtual e redução de custos. Se pegarmos como exemplo um stand de um apartamento decorado, o custo para monta-lo e relativamente auto. Porem e possível cria-lo em realidade virtual por muito menos. Além da portabilidade, o apartamento criado em realidade virtual e portátil, podendo ser exibido com o uso do óculos VR e um computador ou mesmo um celular, o que seria impossível com um apartamento decorado físico.

A questão da portabilidade ainda permite demonstrar os projetos de engenharia e arquitetura em feiras e seminários, sempre causando grande impacto nas pessoas que os utilizam. Com certeza seu projeto será lembrando e ira gerar mais satisfação e vendas junto aos clientes. Hoje temos óculos de realidade virtual, que vão desde modelos mais simples que usam celulares, ate os modelos mais avançados como o óculos RIFT e HTC Vive, que permitem permitem criar projetos altamente imersivos, com excelente qualidade gráfica e interatividade. Claro que esses modelos tem um custo mais elevado, mas há soluções intermediarias, o importante e escolher modelo certo para seu projeto, com base na qualidade desejada e publico que ira utilizar. Abaixo o resumo de alguns dos modelos mencionados:

“Google Cardboard” e modelo mais simples e barato, ele e feito de papelão e precisa de um celular para funcionar, e um projeto da google para tornar o primeiro contato com a realidade virtual acessível a todos. (fig. 1).

‘’Samsung Gear VR’’ esse modelo é feito em plastico e tem excelente qualidade, a sensação de imersão são muito boas, esse modelo também tem um controle touchpad e de movimento que permite interagir com o ambiente virtual. Mas esse modelo só funciona com celulares da Samsung linha S , S6, S7. (fig. 2)

“Óculos Rift ” e “HTC Vive” com certeza os melhores disponíveis no momento, tem excelente qualidade gráfica, e são muito imersivos, além dos controles de movimentos que permitem interagir com o ambiente o que torna a experiência ainda melhor, a desvantagem é o valor elevado e a necessidade de um computador com placa gráfica de ultima geração, mas vale o investimento. (fig. 3 e 4)

Para a criação do projeto em realidade virtual e possível utilizar modelos 3d ja existentes, criados em soft wares como autocad, sketchup, ou mesmo criar esses modelos a partir de um planta baixa. Ja para projetos finalizados ha duas formas: uma seria tirar fotos em 360 graus dos ambientes desejados, a outra forma seria um escaneamento 3d, que cria o modelo 3d do ambiente e permite uma maior imer“Samsung Gear VR” esse modelo e feito em plástico e tem excelente qualidade, a sao em relação a foto de 360 graus, mas isso também vai depender do resultado que se espera atingir.

Também e possível utilizar objetos interativos, por exemplo, o cliente pode abrir uma porta, janela, escolher a cor da parede, tipo de acabamento, mover moveis de lugar, alterar dimensões e o que mais o projeto exigir.

O ideal e colocar um recurso interativo em algo que se deseja chamar a atenção, algo que deseja destacar, isso contribui para o sucesso do projeto.

Se tiver alguma duvida ou se quiser saber mais sobre o assunto entre em contato ou visite meu site onde há mais informações sobre o assunto.

Luciano Lima

www.netdinamica.com.br