NOTÍCIAS CAU/SP

Projetar o Cotidiano

Quando um conselho de classe dedica parte de suas atividades para convocar, analisar e premiar trabalhos da esfera acadêmica  produzidos por jovens arquitetos não está fazendo uma tarefa banal. Ao contrário, está criando bases para que ele, o conselho, possa estabelecer suas ações futuras.

Ao nos debruçarmos sobre o que os alunos apresentaram para o prêmio do CAU/SP “Projetando o Futuro”(saiba mais abaixo) com participação recorde de 146 trabalhos vindos de todos os cantos do estado, não podemos deixar de reconhecer que as pautas levantadas por esses jovens transcendem a realização de um belo objeto arquitetônico. E colocam, também, questões sobre a qualidade das nossas relações sociais, ambientais e políticas à medida que encontram sua expressão no ambiente urbano das cidades. Ou seja, para eles, aquilo que se apresenta, hoje, como possibilidade de vida urbana não satisfaz. E nos mostram em propostas angariadas no presente, com pesquisas consistentes e poéticas as possibilidade de um futuro melhor.

O Conselho recebe essas luzes de esperança com a responsabilidade daquele que tem como missão amparar o trabalho desses futuros profissionais.

O trabalho em Arquitetura e Urbanismo é um conjunto transversal e articulado de atribuições e práticas que toca vários aspectos de nossas vidas. Porém, vemos que aquilo que fazemos tem estado muito distante do cotidiano das pessoas e dos governos. Projetar, planejar, cuidar dos espaços domésticos, coletivos, da memória e da natureza é o centro do nosso fazer. Um fazer em todas as escalas, do pequeno ao grande, e para todos.

Com atividades rotineiras, o CAU/SP tem avançado em criar pontes com os mais variados interlocutores da profissão. Estabelecendo, assim, que a mensagem da Arquitetura se manifeste para todos. Ou seja, ao realizarmos a função social do trabalho, ampliamos nosso campo de ação para uma Arquitetura presente no dia a dia das pessoas. Articuladas em rede,
pequenas ações de acerto e de ajuste de regulação têm imensa potência transformadora.

Nós, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo, acreditamos que por meio do reconhecimento da sociedade podemos realizar nosso trabalho de modo completo.
Ou seja, o projeto como antecipação de um devir, que é ação e não reação.

Acreditamos também que este Conselho é capaz de criar as condições de fortalecimento e amparo para que os profissionais de Arquitetura e Urbanismo possam, assim, projetar.

Infelizmente, ainda somos testemunhas de mais um desastre ambiental devastador. Desde que assumimos a gestão lamentamos pelas pessoas de Petrópolis (RJ), Franco da Rocha (SP), São Sebastião (SP) e das cidades do Rio Grande do Sul.

Desastres que sabemos evitáveis, mas que sua repetição, anual, assombram. Num esforço de mitigação e colaboração com o poder público, fizemos no ano passado, um Termo de Fomento exclusivo para áreas de risco.

Mas sabemos que a solução para ocupação dessas áreas não pode ser tratada como fato isolado e de simples resolução. Demanda ação articulada, ampla e urgente e compromisso de todos. Entendemos que o CAU/SP tem condições e o dever de estar presente nestas articulações.

Prêmio Projetando o Futuro

Como parte do Programa de Valorização Profissional do CAU/SP, a premiação representa esforço inédito de integração entre as Comissões do Conselho para revelar e reconhecer Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) desenvolvidos nas faculdades de Arquitetura e Urbanismo do estado de São Paulo, estimulando abordagens interdisciplinares e transversais.
Por meio da Chamada Pública 001/2022, de um total de 146 trabalhos analisados pelas Comissões de Avaliação de Mérito, foram reconhecidos 35 projetos em seis categorias.

Projeto para BCECAP Darcy Ribeiro (*) – Requalificação da quadra sul da Catraia em Santos/SP, um dos trabalhos de graduação selecionados no Prêmio Projetando o Futuro. Crédito: Reprodução. (*) biblioteca com centro de capacitação profissional integrado.

Acesse o link para conhecer: bit.ly/3JBbN4N

Matéria da revista AETEC nº50 edição.

Revista online

Boa leitura!