O PLANTIO DE MUDAS DE ÁRVORES REQUER CONHECIMENTO

 São muitas as funções das árvores: ornamentação, sombreamento, umectação e purificação do ar, absorção de ruídos, redução de poeira, alimentação, controle de erosão, do clima, ciclos das águas e nutrientes. Na economia temos a madeira, celulose, resinas, látex, essências.

O convívio fundamental com a fauna e flora, e a indução de sentimentos nobres, bem-estar quando contemplamos a natureza, traz paz e felicidade.

Critérios e cuidados para o plantio:
Podemos considerar o plantio a fase mais importante a vida de qualquer espécie vegetal. Plantar a muda não consiste em apenas enterrar a planta e jogar água.

• Estudar características da planta com relação ao formato da copa, tipo de enraizamento, luminosidade. A partir daí decidir o local e espaçamento entre mudas.
• Largura e profundidade da cova deve ser no mínimo 2 a 3 vezes o diâmetro e altura do torrão. Escarificar o fundo e as laterais da cova criando irregularidades.
• Separar a terra superficial (preta ou vermelha) da mais profunda (amarela). Quando retornar para a cova inverter as posições. Misturar adubos orgânicos e/ou químicos. Se possível preparar com 5 a 7 dias de antecedência.
• Retirar a muda da embalagem com cuidado para não quebrar o torrão. Caso as raízes estejam enoveladas retirar aproximadamente 2 cm da parte inferior do torrão, cortando com ferramenta afiada e desinfetada.
• Adicionar e nivelar parte da terra preparada no fundo da cova. Centralizar a muda respeitando o eixo vertical do torrão e o nível original do solo. Acrescentar a terra preparada no entorno do torrão ao mesmo tempo em que é colocada água com mangueira, removendo bolsões de ar.

Minha reverente gratidão às árvores que foram cortadas para que de seu lenho surgisse o papel onde está impresso este livro.
Prof. Antonio Carlos da Silva Barbosa, em seu livro Paisagismo, Jardinagem e Plantas Ornamentais.

• Fazer cobertura vegetal para reter a umidade. Usar folhas secas, aparas de grama, entre outros.
• Colocar um tutor fincado ao lado do torrão, com altura superior à muda. Amarrar em 2 ou 3 pontos formando um oito entre a estaca e o tronco da planta. Nunca usar arames, fios ou linhas de nylon. Melhor usar fio de fibra
vegetal. Regar copiosamente no primeiro dia e normalmente nos subsequentes.

Cleo, jardineira

Matéria da revista AETEC 39º edição.

Revista online

Boa leitura!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *