O impacto da imagem pessoal para fechar negócio

Se tem uma frase que está para lá de batida é “a primeira impressão é a que fica”. Por certo, você já ouviu esta máxima em dezenas de ocasiões, mas quantas vezes parou para refletir sobre o seu real significado e o impacto que ela pode ter sobre a sua vida? Ela pode ser traduzida em outra sentença: “Você jamais tem uma segunda chance de impressionar alguém pela primeira vez”. A imagem pessoal é um de seus maiores patrimônios.

A imagem é o primeiro ponto de contato com o mundo. Ela se apresenta de imediato, antes mesmo que você tenha tempo de fazer uma explanação sobre os assuntos que domina e de que o interlocutor consiga perceber seus atributos intelectuais. Estamos falando de um dos três pilares da imagem pessoal, exatamente aquele que é captado de forma instantânea pelo outro: a sua aparência.

A utilização da aparência de forma estratégica tem o poder de transmitir às pessoas credibilidade e confiança. Se você acha que a vestimenta é um detalhe menor, lembre-se de outra frase: “O diabo está nos detalhes”. É por meio das roupas que a sua aparência é rapidamente percebida pelo interlocutor, uma vez que o nosso ser visual comunica muitos valores e mensagens a partir de elementos não verbais carregados de significado por meio de uma construção histórica. O que nós realmente vemos e ao que, de fato, reagimos não são os corpos, mas, sim, a segunda pele dos que nos cercam. “É através das roupas que formamos a primeira impressão de nossos semelhantes” (Flügel, 1966). Não é apenas uma peça do vestuário vazia de significado, mas um objeto que comunica identidades e prospecções (Pinto, 2017).

Admitindo, então, que sua aparência comunica realmente o profissional que você é ou deseja ser, que a roupa escolhida intencionalmente apoia e reforça a impressão que você espera criar, além, é claro, de todos os outros componentes visuais (barba, cabelo, unha, etc), vamos para as outros dois pilares da imagem: a comunicação e o comportamento.

A comunicação envolve não somente a linguagem não verbal, como a verbal, que chamamos o momento da verdade. É a hora em que você vai mostrar que o seu conteúdo ratifica a mensagem de credibilidade e competência transmitida pela sua imagem.

No entanto, nestes tempos líquidos, de supervalorização de likes, compartilhamentos e outras métricas, percebemos que existe mais um meio de comunicação capaz de potencializar sua imagem: as redes sociais precisam ser devidamente trabalhadas e de forma proposital. Por proposital, leia-se “a sua mensagem precisa ter um propósito”. Basta uma postagem com sua imagem exposta de forma equivocada para que tudo que você levou anos ou décadas para construir se desfaça em segundos, feito um prédio que desaba como um castelo de areia.

O caro e a cara leitora devem estar se questionando sobre o que levaria uma pessoa a dedicar horas preciosas de seu tempo a roupas e imagem pessoal, uma vez que a moda passa quase que desapercebida em sua vida, não sendo seu objeto de desejo e nem tão pouco de estudo.

Para isso, cabe a análise, mesmo que elementar, de que não se trata de modismos ou tendências desfiladas nas últimas fashion weeks. O que está em jogo é a visão da imagem de forma estratégica, como um conjunto de atributos que envolvem a comunicação verbal e não verbal de uma pessoa, na qual a última se estrutura em estereótipos e padrões sociais e culturais pré-definidos, e, por isso, capazes de impactar a avaliação do outro sobre você, e vice e versa.

Nesse contexto, ao pensar na imagem pessoal de forma estratégica, arrisco fazer uma comparação com um grande quebra-cabeças, no qual você vai oferecer as peças adequadas, intencionalmente controlando, assim, a percepção instantânea que outro tem de você. Cuidar da sua imagem traz benefícios e se constitui em um importante diferencial competitivo na vida profissional, sobretudo neste mundo de tempo escasso e de per[1]manente disputa pela atenção alheia. Aproveite a sua oportunidade de sensibilizar alguém positivamente. Você não terá uma segunda primeira vez

Autor: Karine Fernandes

Matéria da revista AETEC nº36 edição.

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