LOGÍSTICA REGIONAL
A CONTRIBUIÇÃO DA LOGÍSTICA NO DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO SUDESTE DO BRASIL

Na edição passada (Ed. 35) falamos sobre a região SUL do Brasil e como a Logística tem colaborado no desenvolvimento da região.

Nesta edição vamos explorar um pouco a região SUDESTE. Segundo IBGE (2019), a Região Sudeste é a mais populosa do Brasil, com quase 90 milhões de habitantes, e apesar de ser a segunda menor região geográfica (só é maior do que a região SUL), é a mais desenvolvida, respondendo por 53,1% do PIB nacional.

A região SUDESTE começou a ser colonizada pelos portugueses no século XVI. Atualmente, a região conta com imigrantes de diversas nacionalidade e migrantes de todos os estados brasileiros, que influenciam diretamente na produção e consumo de diversos produtos.

Na edição passada (Ed. 35) falamos sobre a região SUL do Brasil e como a Logística tem colaborado no desenvolvimento da região. Nesta edição vamos explorar um pouco a região SUDESTE. Segundo IBGE (2019), a Região Sudeste é a mais populosa do Brasil, com quase 90 milhões de habitantes, e apesar de ser a segunda menor região geográfica (só é maior do que a região SUL), é a mais desenvolvida, respondendo por 53,1% do PIB nacional. A região SUDESTE começou a ser colonizada pelos portugueses no século XVI. Atualmente, a região conta com imigrantes de diversas nacionalidade e migrantes de todos os estados brasileiros, que influenciam diretamente na produção e consumo de diversos produtos.

ATIVIDADES ECONÔMICAS

Começou com a extração de ouro (MG), depois produção de café (RJ) e atualmente a produção dos estados que compõe essa região é bem diversificada – indústrias de diversos segmentos, extrativismo, agronegócios, construção civil, atividades financeiras, serviços, entre outros.

Na região sudeste estão instaladas importantes indústrias automobilísticas como GM, FIAT, VW, Scania, Toyota, Honda, Nissan, entre outros, e seus fornecedores e subfornecedores, assim como um importante centro financeiro do país, incluindo a Bolsa de Valores do Brasil – B3.

O clima tropical com duas estações bem marcadas favorece a agricultura, que está presente com a produção de café, cana de açúcar, laranja, feijão, milho, mandioca, legumes e hortaliças, entre tantos outros mais. A pecuária também está representada, sendo que a região tem o 3º maior rebanho bovino do Brasil e o 2º de suíno.

É uma região com atividade extrativista de grande relevância, como a extração de petróleo e derivados na sua costa marítima, sal (o estado de ES é a segunda maior produtora de sal do Brasil), assim como minério de ferro e manganês no estado de Minas Gerais.

OS PRODUTOS E A LOGÍSTICA

Segundo estudos apresentados pelo PNL 2035 (Plano Nacional de Logística para 2035), mais de 67% de produtos transportados pelo território nacional em 2017 foram utilizando o modal rodoviário.

E para movimentar tudo que é produzido ou consumido pela população da região, o SUDESTE é cortado por importantes rodovias federais (Via Dutra, Fernão Dias e Régis Bittencourt) que faz a ligação com as regiões SUL e NORDESTE, e, também com o Mercosul. Assim como diversas outras rodovias estaduais ligando aos estados do CENTRO OESTE e NORTE do país.

É na região SUDESTE que fica o maior complexo portuário da América Latina – Porto de Santos (veja mais detalhes no artigo sobre Porto de Santos nesta mesma edição). Mas a região conta também com outros importantes portos para movimentação de produtos derivados de petróleo (Óleo & Gás), principalmente os Portos de Açu e Angra dos Reis no Rio de Janeiro e de São Sebastião no estado de São Paulo, de minério de ferro no Porto de Tubarão e de celulose no Porto de Barra do Riacho, ambos no estado de Espírito Santo.

A ferrovia é um importante aliado no escoamento de produtos “de” e “para” os portos, sendo as empresas MRS Logística, Rumo Logística e Vale, as principais operadoras que transportam diariamente produtos a granéis, conteinerizadas, máquinas e equipamentos, e projetos especiais.

 INOVAÇÃO NA SOLUÇÃO INTERMODAL

Diversas empresas têm oferecido ao mercado soluções intermodais, responsabilizando-se pela retirada do produto na origem e entrega no destino final. Um desses projetos é o da BRADO Logística, que faz a operação de transporte de produtos conteinerizados no trecho Sumaré (SP) a Rondonópolis (MT). Cerca de 110 tipos de produtos, de 250 clientes, são transportados dos polos de produção ao centro de consumo, como por exemplo produtos frigorificados (50% das cargas), grãos, produtos florestais e minerais, e outros bens de consumo. A inovação veio com a implantação do sistema double stack de transporte de contêineres (sobreposição de contêineres) e também com o uso de equipamentos de maior capacidade (contêineres de 53 pés). Segundo informações da empresa, esse projeto proporcionou aumento de 40% na capacidade de transporte por vagão.

CONCLUSÃO

A região SUDESTE é uma das mais estratégicas do país. Grandes volumes produzidos, importados, exportados e consumidos transitam pelos estados que compõe a região. Apesar de possuir boa infraestrutura de transporte, ainda necessita de grandes investimentos, como por exemplo mais investimentos na melhoria de rodovias, transporte hidroviário com investimentos na melhoria da Hidrovia Tietê-Paraná, construção de Ferroanel contornando a cidade de São Paulo, obras rodoviárias e ferroviárias de acesso aos portos, entre outros. Aumentar a eficiência e reduzir os custos logísticos colabora para tornar os produtos mais competitivos nacional e internacionalmente.

Yoka Yamamoto. Administradora com MBA em Logística Empresarial pela FGV. Fundadora do Y2 Consultoria e Desenvolvimento Profissional, com atuação consultiva na reestruturação de operações logísticas e implantação de projetos de melhoria operacional e/ou de redução de custos em empresas clientes. Membro do Grupo GELOG – CRA/SP.
(yokayamamoto@gmail.com)

Matéria da revista AETEC nº36 edição.

Revista online

Boa leitura!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *