LOGÍSTICA REGIONAL:
A CONTRIBUIÇÃO DA LOGÍSTICA NO DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL

Seguiremos contornando o Brasil através da Logística. Nas edições anteriores abordamos a influência e contribuição da Logística para o desenvolvimento das regiões SUL, SUDESTE e CENTRO OESTE. Nesta, vamos abordar sobre a Logística e a sua contribuição para Região NORDESTE.

ORGANIZAÇÃO ECONÔMICA

O Nordeste é a região brasileira que possui o maior número de estados (nove no total): Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Tem a segunda maior população do país, atrás do Sudeste apenas, com quase 60 milhões de habitantes. Também foi onde chegaram os primeiros colonos vindos da Europa. A região foi o palco do descobrimento durante o século XVI. Portugueses chegaram em uma expedição no dia 22 de abril de 1500, liderados por Pedro Álvares Cabral, na atual cidade de Porto Seguro (BA). O Nordeste foi o centro financeiro do Brasil até meados do século XVIII, uma vez que a Capitania de Pernambuco foi o principal centro produtivo da colônia e Recife a cidade de maior importância econômica. Franceses e holandeses constituem também os países que contribuíram com a colonização.

Assim como acontece em todo o território brasileiro, a população nordestina é mal distribuída. Cerca de 60% dela fica concentrada na faixa litorânea e nas principais capitais. A região nordeste do Brasil mantém problemas históricos: agricultura atrasada e pouco diversificada, grandes latifundiários, concentração de renda e uma indústria pouco diversificada e de baixa produtividade. Porém a Região goza desde o final da década de 2000 de um forte crescimento econômico.

PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO

O Nordeste é grande produtor de castanha de caju, cana-de-açúcar, cacau, algodão e frutas tropicais em geral (principalmente coco, mamão, melão, banana, manga, abacaxi e guaraná). Possui também produções relevantes de soja, milho, feijão, mandioca, laranja, café e uva. A Pecuária também ocorre na região, através principalmente do gado. Os maiores rebanhos bovinos estão na Bahia seguido por Maranhão, Ceará, Pernambuco e Piauí. Também existem criações de caprinos, que são mais resistentes a seca, suínos, ovinos e aves.

A movimentação portuária na região Nordeste somou 124,7 milhões de toneladas de janeiro a maio de 2021 segundo a ANTAQ – Agência Nacional de Transportes Aquaviários. Um crescimento de 2,68% em comparação com o mesmo período do ano passado. com destaque para o Terminal Marítimo de Ponta da Madeira (MA), com 67,6 milhões de toneladas, o Porto do Itaqui (MA), com 12,5 milhões de toneladas, e o Porto de Suape (PE), com 9,2 milhões de toneladas. Porto de Suape é interligado a mais de 160 portos em todos os continentes e se apresenta como o porto público mais estratégico do Nordeste, tendo em vista que 90% do PIB (Produto Interno Bruto) da Região encontra-se em um raio de 800 quilômetros do porto.

As principais vias de escoamento são a BR-116 e a BR-101, tendo a cidade de Feira de Santana (BA) como o maior entroncamento rodoviário da região.

Seu sistema ferroviário ainda é precário, porém estão em curso obras polêmicas que perduram por mais de 15 anos como a Ferrovia Transnordestina, que ligaria o Porto de Suape, na Região Metropolitana do Recife, ao Porto de Pecém, na Região Metropolitana de Fortaleza, cruzando praticamente todo o território de Pernambuco e Ceará e ligaria esses dois estados ao estado do Piauí, permitindo o escoamento da produção agrícola e de minerais da região. Recentemente o Ministério da Infraestrutura informou que será dado seguimento apenas ao ramal que chega ao Porto do Pecém, deixando em segundo plano o ramal para o Porto de Suape.

DESAFIOS PARA O DESENVOLVIMENTO

Segundo o Plano CNT (Confederação Nacional do Transporte) de Transporte e Logística, o Nordeste precisa de R$257,8 bilhões de investimentos distribuídos em 675 projetos de transporte de integração nacional e urbanos.

Dentre os projetos previstos pela CNT para o Nordeste, estão intervenções na BR-101 (AL, BA e SE), na Ferrovia de Integração Oeste-Leste (BA), no Aeroporto de Maceió (AL), no Porto de Itaqui (MA), no Porto de Suape (PE), no Sistema Hidroviário do Parnaíba (PI e MA), além da construção de terminal intermodal de cargas em Teresina (PI) e de corredores transversais em Salvador (BA). A economia no Nordeste continua em franca ascensão, exigindo cada vez mais intervenções em infraestrutura e logística para que se possa garantir um sistema de transporte e logística moderno e eficiente.

Tiago Toni. Profissional de Supply Chain e Operações com mais de 15 anos de experiência sendo 4 anos vividos no exterior. Formado em Administração de Empresas com bacharel em Comércio Exterior e Pós-Graduado em Negócios Econômicos Internacionais.
Membro do GELOG – CRA/SP. https://www.linkedin.com/in/tiagotoni/

Matéria da revista AETEC 38º edição.

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