Inovação e Colaboração no Planejamento 

Percorri uma extensa jornada ao longo dos últimos vinte e cinco anos como sócio da SGEi9 – Soluções em Gerenciamento de Projetos. Acumulei experiências e conhecimentos por meio de diversos trabalhos desenvolvidos com as mais variadas empresas e profissionais da gestão de projetos.

Inegável a quantidade e o tamanho das mudanças que observei durante todo este tempo. No campo da gestão de projetos não foi diferente. Novos conceitos, metodologias e ferramentas,
tudo impulsionado pelo avanço tecnológico.

Atento às mudanças e cientes de que flexibilidade e poder de adaptação são características fundamentais para qualquer empresa, é que precisamos nos reinventar. O conceito de colaboração em busca de uma gestão de projetos moderna, mais dinâmica e muito mais eficiente se torna cada vez mais comum nos corredores e nas salas dos C-Levels.

Os conceitos de Inovação e Colaboração passaram a ser o foco do desenvolvimento das empresas. Se no passado predominavam teorias consagradas, como modelos waterfall, hoje mesclamos ideias contemporâneas como Metodologia Canvas, Projetos ágeis, Scrum, entre outros e o resultado é absolutamente inovador, tornando este tema muito mais agradável às empresas pois estas têm menos tempo e menos custo para o planejamento.

O princípio colaborativo no desenvolvimento do plano de projetos promove a interação das áreas envolvidas no processo, com técnicas visuais que são menos cansativas e mais rápidas, aumentando significativamente as chances de engajamento da equipe pois agregam ideias de todos os envolvidos e consequentemente elevam a expectativa de sucesso do projeto. O trabalho
colaborativo é muito mais eficaz que o individual. O uso das metodologias ágeis e visuais, estão muito mais presentes nos planejamentos dos projetos.

Também a virtualização de plataformas e soluções de gestão de projetos e a facilidade com que se pode hoje em dia acessar uma quantidade gigantesca de informações na nuvem, sugerem uma tendência de aumento da quantidade de projetos geridos à distância, com suas equipes permanentemente conectadas, o que foi impulsionado pela pandemia do Covid-19.

Alinhando-se o conceito do novo com as necessidades práticas, busca-se desenvolver produtos inovadores que desmistificam a ideia de que planejar é caro e toma muito tempo do projeto. Não há nenhum milagre nestas metodologias, elas apenas usam a definição de cada projeto é único e estendem este conceito para o planejamento, desenvolvendo produtos adequados à realidade das empresas e para cada tipo e tamanho de projeto.

Uma das abordagens é o sprint de planejamento que tem o objetivo de elaborar de forma rápida e colaborativa, um planejamento eficiente e rápido ( 5 dias ), utilizando-se de modelos visuais e dinâmicos. Se os problemas das empresas, ligados à gestão de projetos, forem diagnosticados adequadamente e a solução for bem formulada, teremos planejamentos muito melhores fazendo com que as empresas, de forma geral, sejam estimuladas para aceitar novos conceitos inovadores e colaborativos em suas equipes.

Em países onde o hábito do planejamento é muito forte, a taxa de sucesso em custos, prazo e qualidade é em torno de 80% (Standish Group), já nos locais onde o planejamento não é levado tão a sério assim, esta taxa cai para 20% (Robson Camargo – Livro PM Visual)

O grande objetivo aqui é tornar o uso planejamento de projetos um habito eficiente e eficaz para os gerentes de projetos entendam e apliquem a lógica do trabalho e não utilizem estas ferramentas apenas para cumprirem a burocracia da empresa.

Rogério Sagliocco. Tecnólogo em Mecânica com especialização em Processos de Soldagem pela Unesp, pós graduado em Gerenciamento de Projetos pela Escola Politécnica-USP.

Matéria da revista AETEC nº46 edição.

Revista online

Boa leitura!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *