GRANJA VIANA SEDIA TERCEIRA AUDIENCIA PUBLICA DO PLANO DIRETOR

Granja Viana sediou reunião sobre Plano Diretor
Dom, 11 de Maio de 2014 23:05
AddThis Social Bookmark Button

Por Fau Barbosa

A terceira e última audiência pública para a discussão do Plano Diretor de Cotia, aconteceu no último sábado, nas dependências do Ciesp Cotia, na Granja Viana.

A reunião foi aberta pelo presidente do Conselho da Cidade, o arquiteto Onofre Ferreira, que falou do problema de mobilidade urbana na região, da Raposo Tavares, e da preservação de áreas verdes. “Temos que discutir essas questões para não perder a qualidade de vida”, disse. Onofre citou também a verticalização, que segundo ele, precisa ser discutida. “Espero que esta reunião seja pacífica e apresente propostas”, declarou.

O Secretário de Planejamento, Benedito Simões, disse que de 2014 à 2016 a discussão tem como meta ouvir/escutar o sentimento tão importante que é a voz da população. Falou sobre os planos setoriais que estão entrando no seu 4º ano de implantação e do estudo que dividiu a cidade em 31 UBP´s (Unidades básicas de Planejamento). “Nós temos várias Cotias”, ressaltou.

O arquiteto José Roberto Baraúna, presidente da AETEC, também fez parte da mesa e destacou a pouca participação da população nas discussões do Plano Diretor em 2007, em contraste com a discussão atual. “Naquela época haviam 8 pessoas nas reuniões e hoje vejo aqui 150”, ressaltou. “O Plano Diretor é de toda a cidade, da população, e gostaria que todos participassem, dessem suas posições, pois é daqui que vai sair o Plano Diretor com a cara da cidade”, disse.

Já o presidente da Câmara Municipal fez questão de mostrar transparência no processo. “Não é uma caixa preta e não será votado nada ao apagar das luzes. Nossos filhos vão desfrutar tudo isso. Esse é o sentimento da Câmara Municipal”, relatou.

O prefeito Carlão Camargo iniciou seu discurso citando o cantor Jair Rodrigues e foi aplaudido. “Jair iluminou nossa cidade”, disse. “No mundo nós viemos para ajudar as pessoas, ele foi uma pessoa especial que nos ensinou muito”, ressaltou. Carlão aproveitou para pedir uma salva de palmas a todas as mães pelo seu dia.

Em seguida, lembrou a importância do Plano Diretor para a construção da cidade de Cotia. Ele pediu ainda que deixassem o palanque de lado nesse momento

Durante sua fala, o prefeito destacou que Cotia deve receber verbas dos governos Federal e Estadual, como R$ 16 milhões do BNDS para a construção do novo Centro Administrativo da Prefeitura. Carlão enfatizou que isso só é possível por que a Prefeitura tem ficha limpa, e que foi ele o responsável pela reconquista da CND-Certidão Negativa de Débitos que impedia que a prefeitura buscasse verbas em outras instâncias porque estava com dívidas, principalmente com o INSS.

O prefeito citou a discussão do Plano Diretor e uma recente entrevista dada à um jornalista, que lhe teria dito que tem recebido muitas críticas no jornal. Carlão, nesse momento, com a voz áspera, disse que “Reclamar é fácil”.

Segundo ele as pessoas tem o hábito de reclamar. Mas não falam do que foi e está sendo feito. “Ninguém fala da Etec, da Fatec, do Senai. Nosso governo é de trabalho”, enfatizou, relatando que esteve em São Paulo na última semana buscando verbas para a cidade e ficou esperando 4h30 para ser atendido. “Isso ninguém vê!”, disse. E num tom mais duro, bradou: “As pessoas só estão preocupadas com 2016! Mas não vou deixar ninguém fazer palanque com o meu nome. Se não está contente com Cotia, mude de Cotia ao invés de ficar falando mal. Quem não estiver contente que se candidate à prefeito ou vereador e vença as eleições. Não vou deixar ninguém manchar o nome da cidade e nem o meu. Não vou deixar e não vou aceitar!”, finalizou.

Após as apresentações técnicas, foi dada a palavra aos inscritos para que fizessem suas considerações sobre o tema.

No final, os presentes votaram e aprovaram que a revisão do Plano Diretor será realizado até o dia 31 de junho de 2015 podendo ser prorrogado, se for o caso, para até o dia 31 de dezembro de 2015.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *