GERENCIAMENTO DE RISCOS: O QUE É?
Rogerio Sagliocco

Riscos estão presentes na vida humana desde os primórdios da civilização! Foram tão relevantes que fizeram com que nossos ancestrais vivessem em média 30 anos, ou seja um ‘jovem’ atualmente com 56 anos seria considerado um velho ancião naquela época! O enfrentamento de riscos foi determinante para a sobrevivência da raça humana na busca de sua evolução. A média de expectativa de vida ao longo da história da humanidade foi aumentando à medida que fomos descobrindo como identificar e gerenciar os riscos.

Desde a concepção até o último dia de nossas vidas convivemos com os mais diversos tipos e naturezas de riscos na constante luta pela sobrevivência. Neste diapasão, inútil seria ignorar que eles existem e imprescindível aprendermos a gerenciá-los.

No mundo empresarial contemporâneo a necessidade de evolução constante dos negócios se reflete na busca de maior participação no próprio mercado e na aposta em novos mercados, produtos e serviços para garantir o retorno cada vez maior dos investimentos. Nesse contexto, o Gerenciamento de Projetos assume uma posição estratégica de suma importância, pois tem, dentre outras funções, a de aplicar técnicas, metodologias e ferramentas para o Gerenciamento dos Riscos.

Riscos estes que podem comprometer os resultados e objetivos finais da manutenção e ampliação dos negócios. O Gerenciamento de Riscos tem deixado de ser uma simples avaliação empírica e apoiada na aplicação de algum tipo de coeficiente, para assumir um papel mais técnico, de análise e planejamento, baseado em cálculos mais realistas.

Tentar definir neste momento um conceito único e definitivo de Risco seria uma tarefa muito difícil. Existem diversos autores que o definem de diversas maneiras análogas e conceituais e que podem até divergir entre si de maneira que necessitam de outras definições adjacentes como “percepção do risco”, “tolerância ao risco” e “incertezas” para chegar às suas conclusões finais.

Podemos também tomar como referência para nossa conversa as definições de risco presente nos dicionários:

substantivo masculino

  1. probabilidade de perigo, com ameaça física para o homem e/ou para o meio ambiente.
  2. p.ext. probabilidade de insucesso de determinado empreendimento, em função de acontecimento eventual, incerto, cuja ocorrência não depende exclusivamente da vontade dos interessados.
  3. jur em contratos de seguro, incidente que acarreta indenização.
  4. jur responsabilidade ou encargo acerca da perda ou do dano por situação de risco.

Não pretendo aqui desenvolver mais uma definição para o que é risco, mas, apresentar a forma como a SGEi9 atua com Gerenciamento de Projetos onde o Gerenciamento de Riscos é componente determinante de nossa metodologia. Nessa perspectiva e, à luz do guia de boas práticas PMBOK® (ProjectManagement Body of Knowledge) publicado pelo PMI® (Project Management Institute) podemos então dizer que para efeito de gerenciar projetos “…risco é um evento ou condição incerta que, se ocorrer, provocará um efeito positivo ou negativo em um ou mais objetivos do projeto tais como escopo, cronograma, custo e qualidade…” (PMBOK- Sexta Edição)

Partindo do conceito acima, podemos entender que toda incerteza existente num projeto é um risco e que apesar de termos a natureza de assumir que todo risco só traz efeitos negativos, temos também que classificar os riscos entre Positivos e Negativos. Riscos positivos que trazem melhorias aos resultados do projeto e devem ser explorados, potencializados ou simplesmente aceitos para garantir tais benefícios. Ao contrário, os riscos negativos devem ser gerenciados de forma a não trazer prejuízos e reduzir seus impactos aos resultados do projeto podendo ser mitigados, transferidos, eliminados ou aceitos.

Portanto, precisamos entender que risco, no senso comum, significa uma ameaça, uma probabilidade de insucesso ou dano, mas, para gerenciamento de projetos e negócios, pode significar tanto uma ameaça como uma oportunidade.

E você e sua empresa? Como têm lidado com os riscos em seus projetos? Comente! Gostaria de saber sua opinião e quem sabe ajudá-los.

Rogério Sagliocco
rogerio.sagliocco@sgei9.com.br

Matéria da revista AETEC nº 28 edição.

Revista online.

Boa leitura!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *