INTERVENÇÕES EM PAREDES:
Alvenaria estrutural
Cintia Monteiro

A engenharia e a arquitetura buscam utilizar sistemas construtivos e materiais apropriados a cada tipo de construção, conforme uso e localização, de modo a conferir praticidade na execução, e longevidade ao edifício. Por isso, espera-se de um material de construção resistência mecânica e capacidade de deformação.

Tratando-se de alvenarias, mesmo que uma parede não tenha originalmente sido projetada com função autoportante, também é submetida a esforços de compressão, e conforme mencionado na matéria da edição nº 26 da Revista, se ela for retirada sem analise prévia por profissional habilitado, arquiteto ou engenheiro, poderá causar problemas sérios à estrutura, e até contribuir para o colapso da mesma. Porém, quando se fala de alvenarias estruturais, o assunto de remoção total ou parcial, ou aberturas nas paredes é bem mais preocupante.

É fato, que no mercado da construção civil, as edificações em sistema construtivo em alvenaria estrutural, têm dominado o cenário da construção civil, no lugar da alvenaria convencional (alvenaria de vedação em estruturas de concreto armado), por isso os problemas surgem nos empreendimentos executados neste sistema, quando as alterações nas unidades começam a acontecer de forma aleatória e sem o conhecimento técnico adequado. Quando se abre um furo, para uma caixinha de tomada, ou uma abertura, para um nicho, por exemplo, altera-se o comportamento estrutural do elemento. Afinal, num edifício em alvenaria estrutural o bloco é a estrutura. Como costumo brincar: “Você tiraria um pilar de concreto armado, para ampliar a sua sala, sem um reforço estrutural? Não?! Então por que quer tirar a parede de alvenaria estrutural sem qualquer reforço complementar na estrutura”.

Dimensões máximas admitidas de cortes em paredes estruturais.

Reforço em perfil metálico W150x18, como solução adotada para reforço estrutural em função da supressão de uma parede.

Na abertura de nichos, comumente feitos dentro do box do banheiro, deve-se ter uma dimensão pequena em proporção à dimensão total da parede, e jamais ser executado em paredes externas da unidade, como por exemplo embaixo de janelas.

A verdade é que em se tratando de um sistema construtivo em alvenaria estrutural, todo cuidado é pouco, e mesmo que se tenha um mestre de obras de confiança, qualquer intervenção de reforma numa edificação, por mais simples que possa parecer, deve ser realizada por empresa especializada, com a presença de um profissional responsável e emissão de ART/RRT.

Cíntia Monteiro, é Arquiteta e Urbanista pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e mestre em Habitação pelo IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo. Responsável por cerca de 350 projetos residenciais e comerciais, e execução de mais de 500 obras. Docente nos cursos de graduação e pós-graduação de Arquitetura e Urbanismo, Design de Interiores, Engenharia Civil e de Produção.

Matéria da revista AETEC nº 28 edição.

Revista online

Boa leitura!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *