FÁBRICA DE FLORES QUE EMBELEZA CURITIBA
Autor: João Lino

Quando você chega em
Curitiba encontra durante o
ano todo flores decorando
avenidas, parques,
monumentos, escolas e
órgãos públicos.

Com apenas dez pessoas
atuando, a máquina de
repicagem permite a
produção máxima de 60 mil
mudas num único dia.

A razão desta beleza é uma verdadeira Fábrica de Flores que fomos visitar a convite, localizada junto ao Horto Municipal do Guabirotuba, onde a prefeitura produz mensalmente 200 mil mudas, ou seja, 2,4 milhões por ano, e para isto contam com o auxilio de uma máquina que permite fazer a semeadura de 450 mudas em menos de um minuto. Após a semeadura, as mudas são levadas para uma câmara de germinação, local climatizado onde permanecem por cerca de quatro dias. Em seguida, são transferidas para a estufa de desenvolvimento, onde ficam protegidas do frio, chuva ou ventos durante o período médio de um mês.
Na repicagem as mudas são transplantadas para as bandejas num processo automatizado. Com apenas dez pessoas atuando, a máquina de repicagem permite a produção máxima de 60 mil mudas num único dia, o que não seria possível sem a ajuda da tecnologia.
O ciclo de vida médio das flores é de três meses; passado este período, elas são substituídas. No outono são produzidas cravinas, targets, bocas-de-leão e torênias. No inverno as mudas de amor-perfeito é o carro-chefe da estação, por sua resistência e beleza.“Como no universo da moda, as flores que compõem o paisagismo urbano da cidade também têm coleções, substituídas a cada nova estação”, explica a diretora do departamento de Produção Vegetal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Um processo interessante são floreiras redondas, quase 1m de diâmetro, tipo bandeja de paella, onde são plantadas as mudas e quando as flores estão no seu apogeu, estas bandejas são levadas para as ruas e trocadas pelas velhas, e num trabalho de um dia, toda a beleza retorna. As bandejas com mudas empobrecidas retornam para receber novas mudas. O povo educado e ordeiro colabora muito para a preservação das mudas nas ruas, procurando não pisar, não jogar bitucas de cigarro, as calçadas de 1,20m de leito, são na maioria gramadas em ambos os lados e com flores mantidas pelos proprietários de casas ou edifícios. Assim, você pode visitar Curitiba em qualquer época do ano, primavera, verão, outono e inverno, vai sempre encontrar uma cidade limpa, alegre, florida e cheia de turistas.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *