EXPO REVESTIR 2023
UMA FEIRA, DUAS VISÕES 
COM AS ARQUITETAS MARIANA MENEGHISSO E CINTIA MONTEIRO

TENDÊNCIAS DA EXPO REVESTIR 2023

De 14 a 17 de março aconteceu a edição de 2023 da Expo Revestir, que dobrou de tamanho e se torna, cada vez mais, um momento de expandir conhecimentos, conhecer produtos, fazer networking e criar repertório para profissionais do setor de arquitetura e design.

De forma geral, minha percepção como tendência forte é a memória afetiva, presente em acabamentos com viés natural, e também propostas de cores, estampas e relevo com apelo para a emoção. Pensar nos ambientes como cenários que conversem conosco e nos propiciem experiências marcantes e acolhedoras é o propósito em voga.

Sim, a estampa da toalha da avó em um porcelanato. O toque da areia que nos remete a momentos felizes a beira mar. São traduzidos e aplicados em diversos materiais de acabamento dando ênfase ao conceito de arquitetura em seu vasto repertório e leque de produtos e aplicações.

Cada vez mais, e é tão bom que haja esse movimento no mundo, a sustentabilidade no método de fabricação, seja na escolha da matéria prima, seja no controle dos processos de fabricação e aplicação. Ser SUSTENTÁVEL virou moda, virou argumento.

Os gigantes e os pequeninos, lado a lado. O conceito de pastilhas e ladrilhos está forte. E percorrem um caminho paralelo aos grandes formatos que conhecemos por lastras. Estão, lado a lado, criando composês com matizes terrosas, na grande maioria matte e replicando texturas ou desenhos naturais. Parece que estamos deixando as imitações do cimento queimado para trás. Que alívio! Tecnologia, tecnologia, tecnologia… rs. Para personalizar, para repetir, para redesenhar e aprimorar.

Metais coloridos, bronzes e dourados estão com tudo nesta temporada.

No hall dos equipamentos e eletrodomésticos, nada vanguardista.
Exceto as geladeiras coloridas e componíveis.

A mostra estava recheada de propostas interessantes. inovadoras,
vou listar minhas favoritas:

• Pastilhas Atlas, eternamente em piscina, que tem seus fiéis seguidores, acetinadas e brilhantes, com opção de relevo, o que surpreendeu foram os novos tamanhos: 7,5 cm x 15 cm, 15 cm x 15 cm e cm x 10 cm (hexagonal).

• Lorenzetti Acqua Century: ducha elétrica com design um pouco mais interessante que tudo que existe no mercado. Aquece a água instantaneamente. Ainda indica o consumo em função da potência para a temperatura escolhida.

• Portinari por Nildo Jose, esse é um gigante no design, sempre com apelo natural e recriando os conceitos de sua terra de origem, a Bahia.

• Michelângelo Marmores chega à feira com produtos de curadoria de Pedro Franco, outra lenda do talento em design, somado a pedras naturais impressionam pela autenticidade e riqueza do trabalho.

• Portobello, esperada por lançar produtos de inovação, além de Marcelo Rosenbaum que, ao lado de Rodrigo Ambrósio, trouxe a mistura em peças de acabamento das conchas sururu, já apresentadas por ele a um tempinho atrás, agora misturadas ao cimento, sempre com apelo sustentável. Trouxe também, e sou fã da comida dele e fiquei feliz em vê-lo do lado do design, o chef Alex Atala, para colocar forma em uma linha que traduz a ancestralidade no ato se cozinhar, a partir de referências brasileiras. Lindo de ver.

• A Lepri me surpreendeu, um dos favoritos: Cerâmicas lindas, com todos os formatos e nuances tão característicos daquele clima de olaria artesanal, mas com tecnologia para uso de alto tráfego, personalizável.

• A Kohler, com a linha Heritage Colours, trouxe de volta tons pastéis, presentes em louças sanitárias antigas, trazendo uma releitura em peças lindas.

Ainda que a feira deste ano tenho encerrado, o mundo digital te permite acesso a muitos conteúdos interessantes e que sempre ampliam o repertório. Mergulhe sem medo, vale a pena.

Mariana Meneghisso. Arq. Urbanista pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Design de Interiores pela Escola Panamericana de Arte.
Pós graduanda em Neuroarquitetura pela Ipog. Pós graduada em Responsabilidade Civil pela Fecaf. Membro da Anfa Brasil, Academy of Neurocience of Architecture. Titular, há 17 anos, do escritório Meneghisso e Pasquotto Arquitetura. www.pasquottoarquitetura.com.br

Matéria da revista AETEC, 47º edição.

Revista online

Boa leitura!