DESENVOLVIMENTO REGIONAL E A LOGÍSTICA

LOGÍSTICAS REGIONAIS

Em 2020 nossos artigos para a revista AETEC foram desenvolvidos com ênfase na apresentação dos principais conceitos, fundamentos e práticas para o Supply Chain e Logística. Neste ano de 2021 iremos abordar o tema Logísticas Regionais, cujo objetivo é entender o impacto dos processos logísticos sobre a aquisição de produtos e hábitos de consumo associados, desta maneira, iremos percorrer nosso país e apresentar sob este enfoque cada uma das regiões nas edições.

Nesta primeira edição de 2021, nosso foco será a de apresentar de maneira ampla o desenvolvimento regional por meio dos processos logísticos. Boa leitura.

DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Nem todos os produtos necessários para uma determinada população estão disponíveis em suas proximidades, seja esta uma cidade de grande ou pequeno porte logo, não há como sobreviver apenas das atividades que são desenvolvidas dentro do seu território.

Cada região possui riqueza própria, mas o seu desenvolvimento pode depender da interação entre outras regiões. E essa interação passa pelas estradas / rodovias, aeroportos, trilhos e também pelas águas (também conhecidos como modais logísticos). Os processos logísticos são de suma importância para o desenvolvimento da região, uma vez que levam a essas cidades, os produtos que serão necessários ao seu adequado desenvolvimento. Saber usar bem os diferentes modais logísticos pode ser a diferença entre o crescimento da região ou a sua estagnação.

Vide por exemplo a produção de veículos pesados, como uma importante fabricante alemã instalada no Brasil desde o ano de 1956 e que possui duas fábricas na região Sudeste, nas cidades de São Bernardo do Campo (SP) e Juiz de Fora (MG), de onde saem os caminhões que são vistos em larga escala pelas estradas Brasileiras, e desempenham um importante papel logístico no transporte dos mais variados itens pelas estradas do país.

A cadeia de suprimentos para produção de um veículo é muito ampla. Existem as empresas extratoras de matéria prima (subfornecedores), os fabricantes de peças e acessórios (fornecedores), as empresas que montam conjunto de peças (sistemistas),

entre outros, que nem sempre estão instaladas próximo à planta fabril do seu cliente.
Antes que esses caminhões possam estar em posse dos seus novos proprietários, sejam motoristas autônomos ou empresas de transporte, as partes desse veículo passaram por diversas cidades, deixando parte da riqueza na região onde foi extraído ou produzido. E depois de prontos, esses veículos continuam o processo de desenvolvimento, agora nas regiões onde irão trabalhar, transportando produtos necessários para produção de novos produtos.

Esse pequeno exemplo acerca de veículos que são importantíssimos dentro do processo logístico nacional, demonstra o quanto a logística regional também é importante nesse tabuleiro, uma vez que, sem essa integração não seria possível que a fabricante alemã lograsse êxito no desenvolvimento de suas operações no Brasil.

Se isso ocorre de uma maneira bastante complexa com os caminhões, inevitavelmente vai também ocorrer com as indústrias de alimentos, em especial, com os perecíveis, que por suas características próprias, nem sempre vão poder ter o mesmo alcance que veículos saídos de uma fábrica. Seja na produção de matéria prima como no consumo, esses produtos sempre estarão mais próximos a suas unidades fabris e desenvolvendo a região no entorno da fábrica.

Como vimos, cada processo logístico, seja nacional ou regional, possui suas próprias características específicas. E, explicar como o desenvolvimento da região depende da escolha do processo logístico ideal de maneira clara e objetiva torna-se o maior propósito desse trabalho.

Considerar essas características está muito além do que apenas uma simples leitura, mas, está diretamente relacionado a um processo em que as pessoas sairão do lugar-comum em direção a um nível de entendimento que fará com que não apenas se limitem a receber as informações, mas sim, conduzir a uma análise crítica acerca do processo e ao que funciona ou não funciona.

Para que uma região possa se desenvolver de maneira adequada, é necessário que os produtos e serviços estejam disponíveis aos seus moradores. Desenvolvendo a região, as pessoas que residem ali também serão beneficiadas.

O desenvolvimento regional fará com que não somente a situação socioeconômica melhore, como também, fará com que a logística regional se torne ainda mais relevante, uma vez que a necessidade de novos produtos vai aumentar de maneira substancial, o que incrementará a demanda por produtos e, consequentemente, fará com que os processos logísticos sejam ainda mais determinantes para o sucesso ou fracasso das pequenas e grandes empresas e da política empresarial existente nas regiões.

Welleson Feitosa Gazel. Doutor em Administração de Empresas, Analista de Gestão de Projetos, Consultor Empresarial, Docente e Pesquisador.
Membro GELOG CRA-SP.

Matéria da revista AETEC 34º edição.

Revista online

Boa leitura!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *