CONSTRUÇÃO A SECO E SUSTENTABILIDADE

A inovação e evolução tecnológica fazem parte do desenvolvimento humano, conceitos tão importantes nos dias atuais, cada vez mais estudos e técnicas são aplicados diariamente no intuito de se obter resultados cada vez mais sustentáveis e econômicos. Na construção civil não é diferente, cada vez mais vamos acompanhando novos materiais e novas técnicas de construção. Há muito o mercado nacional emprega conceitos tradicionais, porém nada inovador para o desenvolvimento e aplicabilidade em métodos menos agressivo para o meio ambiente. Desta forma, e de modo relativamente novo, começa- se a difundir técnicas de construção diferentes, além da convencional, como alvenarias e concreto armado. O mercado apresenta uma evolução exponencial no sistema construtivo LSF (Light Steel Frame), um sistema totalmente seco, ou seja, não se utiliza água em sua composição e construção.

Além de sustentável, é um método construtivo que gera de 3% a 5% de resíduos, proporcionando economias e reciclagens de materiais.

Pois em suma, sua composição é feita de perfis de aço galvanizados com milímetros de espessura, o que deixa a estrutura leve e condicionante a sua rápida execução. O Steel Frame, veio para ficar, as obras deste sistema representam uma crescente nacional, e a longo prazo é possível ou provável que venha a se estabelecer como o principal método construtivo.

A indústria da construção a seco vem investindo pesado em novas técnicas e composição dos seus produtos, o que gera uma concorrência alavancada em conceitos como leveza, durabilidade e resistência. O sistema já tem suas próprias normas ABNTs, o que gera segurança e desempenho. Esta técnica construtiva, representa economia em muitos aspectos, como por exemplo nas fundações,
que por sua estrutura ser leve e com milímetros de espessura, gera baixas cargas, exigindo menos do solo e da mão de obra. Contudo o aço deste sistema engana por sua aparência, pois mesmo que tenha leveza em sua estrutura, sua densidade é alta, sendo o peso específico, ou seja, massa em relação ao volume de 7.850 kg/m³. portanto, sua segurança estrutural é garantida por normas técnicas e profissionais especializados.

O Steel Frame ainda tem muito a crescer no mercado e evoluir no país, porém já se mostra promissor em todos os conceitos da arquitetura e da engenharia, apresentando-se como solução e evolução da construção civil.
As relações tecnologia e sustentabilidade estão se concretizando em todo o planeta, a espécie necessita adaptar-se às condições inerente aos usos de recursos que a natureza oferece. Porém como sabemos, estes recursos estão se tornando escassos e de difícil extração, como por exemplo cimento e areia para construção convencional. O uso de materiais recicláveis como o aço torna-se relevante, pois à medida que os recursos se esgotam, a necessidade em se obter novos materiais para novas gerações, torna-se imprescindível. Precisa-se condicionar e orientar a sociedade.
Pois apenas desta forma garantiremos o futuro do planeta e a sobrevivência da espécie a longo prazo.

Jose Carlos de Araújo Gonçalves. Engenheiro civil pós-graduado em estruturas, pelas universidades UNIP e UNINOVE.
Responsável e sócio majoritário da empresa ENGENDREAMS ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO.
Portifólio em mais de 40.000m² de projetos estruturais e construção.

Matéria da revista AETEC nº 40 edição.

Revista online

Boa leitura!