CONSELHOS DE ARQUITETOS E URBANISTAS DOS ESTADOS DEBATEM FISCALIZAÇÃO

Nos dias 22 e 23/11, a convite do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo – CAU/SP, quase uma centena de funcionários e conselheiros dos demais CAUs do país se reuniram na capital paulista.

Em pauta, a Resolução Nº 198, que dispõe sobre a fiscalização das atividades técnicas dos arquitetos e urbanistas, e abrange ações de natureza educativa, preventiva, corretiva e punitiva. Entre outras novidades, esta resolução torna o exercício ilegal da profissão uma infração gravíssima.

O evento também foi uma oportunidade para troca de experiências.

O uso de imagens de satélite, a realização de convênios com prefeituras e instituições de pesquisa, e a consulta a bases de dados externas são algumas das iniciativas para dar agilidade e eficiência ao trabalho da fiscalização.

Carta aponta compromissos do CAU/SP para a promoção de ATHIS

Dialogar com o Poder Executivo e Legislativo para defender e consolidar a ATHIS como Política de Estado; propor a criação de escritórios públicos de assistência técnica nos municípios; apoiar e auxiliar a mobilização da categoria na busca de recursos; defender a criação de linhas de recursos orçamentários nas prefeituras e estado.

Estas são algumas das propostas que integram a Carta de Compromisso do CAU/SP para ATHIS (2021-2023), aprovada pelo Plenário do Conselho no último dia 29.

Leia a íntegra da carta: https://www.causp.gov.br/?p=57420

Premiação internacional reconhece qualidade da revista Móbile

Editada e publicada pelo CAU/SP desde 2014, a Móbile foi premiada na última edição da Bienal Panamericana de Arquictetura de Quito (BAQ 2022) por cumprir com “altos critérios de qualidade, tanto por sua parte gráfica quanto pelo seu conteúdo”.

A publicação, disponível nas versões impressa e digital, informa sobre as atividades do Conselho e traz artigos sobre temas relevantes da Arquitetura e Urbanismo, tais como visibilidade e inclusão, e justiça espacial. Saiba mais: https://www.causp.gov.br/?p=57313

CAU/SP orienta docentes e pesquisadores sobre registro de atividades

O Conselho lançou um breve tutorial com orientações para que arquitetos e urbanistas do meio acadêmico façam o registro de suas atividades e responsabilidades perante a autarquia.

Este registro é feito por meio do chamado ‘RRT’, documento emitido pelo Sistema de Informação e Comunicação do CAU (SICCAU), plataforma exclusiva para arquitetos e urbanistas.

O manual “RRT – Docente/Pesquisador – Emissão do RRT no SICCAU” é uma obra conjunta da Comissão de Ensino e Formação e Comissão de Exercício Profissional do CAU/SP.

Saiba mais: https://www.causp.gov.br/?p=57366

Parcerias: conheça os projetos selecionados na área de assistência técnica

Todos os anos o CAU/SP lança chamadas públicas para selecionar organizações da sociedade civil com propostas de apoio à Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social.

Neste ano, a chamada pública 003/2022 – com foco no enfrentamento de situações de risco- ajudou a selecionar dez organizações e doze projetos para receber suporte do Conselho
por meio de parcerias.

A assinatura dos termos de fomento foi aprovada no último dia 29 pelo Plenário do CAU/SP. Os desafios da habitação rural (assentamentos e quilombos) e a ocupação de edifícios abandonados são alguns dos temas presentes nos projetos escolhidos.

Confira a lista completa: https://www.causp.gov.br/?p=57433

Matéria da revista AETEC nº45 edição.

Revista online

Boa leitura!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *