CONSELHO DOS ARQUITETOS E URBANISTAS PREPARA ELEIÇÕES PARA RENOVAR COLEGIADO DE CONSELHEIROS

“No dia 10 de outubro, os profissionais arquitetos e arquitetas urbanistas estão convocados a votar nas eleições do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de seu estado ( o CAU/UF) e do CAU Brasil (CAU/BR).

Serão eleitos os conselheiros, colegas arquitetos urbanistas, que vão compor o colegiado chamado “Plenário”, a instância máxima de decisão em cada CAU/UF, e outros cargos (veja box nesta página para mais detalhes).
Eleitos para um triênio – neste caso, 2024-2026 estes conselheiros vão apontar um(a) presidente e um(a) vice-presidente na primeira reunião deste Plenário para representar a autarquia e assumir uma série de funções executivas da pasta.

Até o dia 18 de agosto, está aberto o período de registro de candidaturas.

Pela primeira vez na história do CAU/BR e CAU/UF, as chapas devem ser formadas observando cotas de diversidade.

Uma proposta revolucionária

“O objetivo das cotas de diversidade é promover a inclusão e garantir uma representatividade mais justa e equitativa na profissão com mais espaço para grupos historicamente sub-representados.

Para promover a representatividade em todo o país, as Eleições do CAU 2023 estabelecem uma distribuição mínima de cotistas por estado. No caso de São Paulo, o mínimo é de 8 cotistas.

O cálculo das cotas de diversidade é feito de acordo com a quantidade de profissionais ativos registrados. Para SP, pelo menos 3 critérios de representatividade devem ser obedecidos, não necessariamente na mesma vaga.

Além disso, 30% das vagas no primeiro terço devem atender a pelo menos 1 critério de representatividade.

Os cargos em disputa nas eleições do CAU 2023

Os(as) profissionais arquitetos(as) vão eleger chapas – no dia 10/10 – com os candidatos aos seguintes cargos:
a) Conselheiros titulares e respectivos suplentes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR);
b) Conselheiros titulares e respectivos suplentes de conselheiros dos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos estados e do Distrito Federal (CAU/UF);
c) Conselheiro titular e respectivo suplente de conselheiro representantes das instituições de ensino superior de Arquitetura e Urbanismo do CAU/BR.

Voto Obrigatório

“Nas eleições do CAU, o voto é direto e obrigatório.
Neste ano, para ter acesso ao sistema eleitoral de votação, o(a) profissional precisa estar cadastrado no sistema “.gov.br”.
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo – CAU/SP pede que os(as) arquitetos(as) e urbanistas com registro ativo não deixem para fazer este cadastro na última hora.

Estas e outras informações fundamentais estão disponíveis no site das eleições de 2023:
https://eleicoes2023.causp.gov.br/

Matéria da revista AETEC nº49 edição.

Revista online

Boa leitura!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *