CICLOVIA ENTRE RIOS
Contexto: “Nos grande centros urbanos, as vias para automóveis ocupam em média 70% do espaço público e transportam apenas de 20 a 40% dos habitantes.”
Isso significa que há uma grande concentração de trajetos longos feitos a pé que poderiam ser feitos de bicicleta, mas não o são, principalmente pela inexistência de ciclovias, pela falta de uma política de incentivo ao uso da bicicleta e da integração desta ao transporte coletivo.
Lei 12.580/11 – Diretrizes da Política de Mobilidade Urbana
- Acessibilidade universal;
- Desenvolvimento sustentável;
- Eficiência, eficácia e efetividade na prestação dos serviços de transporte urbano;
- Gestão democrática;
- Segurança nos deslocamentos das pessoas;
- Equidade no uso do espaço público de circulação, vias e logradouros;
- Eficiência, eficácia e efetividade na circulação urbana; entre outras.
Ribeirão Preto:
Situação atual
- Apenas 7,6 km de ciclovias permanentes.
- Joinville: 110 km
- Sorocaba: 106 km
- Uberlândia: 50 km
Parametros de Implantação:
- Eixos Norteadores
- Infraestrutura
- Microacessibilidade
– Campanhas de incentivo ao uso da bicicleta;
- Segurança
– Programas de educação de trânsito e conscientização
- Estímulo ao uso
– Campanhas para valorização e estímulo ao uso de bicicletas
- Controle Social
– Estimular a participação de entidades do setor;
– Criação de espaços de Discussão com o poder publico.
Parametros de Implantação:
- Margens dos Rios:
– Relevo suave;
– Mata ciliar (sombra e umidade);
- Ciclovias:
– Espaço exclusivo e separado para fluxo de bicicleta (separação física);
- Ciclofaixas:
– Faixa de rolagem separada para fluxo de bicicleta (sem separação física);
- Ciclorrotas:
– Rota definida com origens e destinos, nas ciclovias e ciclofaixas;
- Faixa operacional:
Faixa exclusiva instalada temporariamente, operada por agentes de trânsito e isolada por elementos removíveis.
Benefícios:
- Econômicos • Sociais • Ambientais;
1ª fase (43,2 Km):
- Ciclovia Vale Ribeirão Preto (12,7 Km);
- Ciclovia Francisco Junqueira (11,0 Km);
- Ciclovia Nova Fepasa (5,5 Km);
- Ciclovia do Café (3,5 Km);
- Ciclovia Nove de Julho (2,8 Km);
- Ciclovia Leste (5,9 Km);
- Ciclovia Saudade (1,8 Km).
2ª Fase (39,5 Km):
- Ciclovia São Bento (6,2 Km);
- Ciclovia Anel Sul (9,5 Km);
- Ciclovia Monteiro Lobato (5,6 Km);
- Ciclovia Vale Tanquinho (8,2 Km);
- Ciclovia Leite Lopes (7,5 Km);
- Ciclovia Leste 2ª Fase (2,5 Km).
Custos de Implantação:
• Total projetada: 79,6 Km de ciclovias a serem construídas
• 1ª fase: 43,2 Km • 2ª fase: 39,5 Km
• Existente: 7,6 Km.
Lívia Fornitano Roveri, Arquiteta e Urbanista
André Lucirton CostaProfessor, FEA-RP/USP.