CICLOVIA ENTRE RIOS

Contexto: “Nos grande centros urbanos, as vias para automóveis ocupam em média 70% do espaço público e transportam apenas de 20 a 40% dos habitantes.”

Isso significa que há uma grande concentração de trajetos longos feitos a pé que poderiam ser feitos de bicicleta, mas não o são, principalmente pela inexistência de ciclovias, pela falta de uma política de incentivo ao uso da bicicleta e da integração desta ao transporte coletivo.

Lei 12.580/11 – Diretrizes da Política de Mobilidade Urbana

  • Acessibilidade universal;
  • Desenvolvimento sustentável;
  • Eficiência, eficácia e efetividade na prestação dos serviços de transporte urbano;
  • Gestão democrática;
  • Segurança nos deslocamentos das pessoas;
  • Equidade no uso do espaço público de circulação, vias e logradouros;
  • Eficiência, eficácia e efetividade na circulação urbana; entre outras.

Ribeirão Preto:

Situação atual

  • Apenas 7,6 km de ciclovias permanentes.
  • Joinville: 110 km
  • Sorocaba: 106 km
  • Uberlândia: 50 km

 

Parametros de Implantação:

  • Eixos Norteadores
  • Infraestrutura
  • Microacessibilidade

– Campanhas de incentivo ao uso da bicicleta;

  • Segurança

– Programas de educação de trânsito e conscientização

  • Estímulo ao uso

– Campanhas para valorização e estímulo ao uso de bicicletas

  • Controle Social

– Estimular a participação de entidades do setor;

– Criação de espaços de Discussão com o poder publico.

 

Parametros de Implantação:

  • Margens dos Rios:

– Relevo suave;

– Mata ciliar (sombra e umidade);

  • Ciclovias:

– Espaço exclusivo e separado para fluxo de bicicleta (separação física);

  • Ciclofaixas:

– Faixa de rolagem separada para fluxo de bicicleta (sem separação física);

  • Ciclorrotas:

– Rota definida com origens e destinos, nas ciclovias e ciclofaixas;

  • Faixa operacional:

Faixa exclusiva instalada temporariamente, operada por agentes de trânsito e isolada por elementos removíveis.

                              Benefícios:

  • Econômicos • Sociais • Ambientais;

1ª fase (43,2 Km):                                                  

  • Ciclovia Vale Ribeirão Preto (12,7 Km);
  • Ciclovia Francisco Junqueira (11,0 Km);
  • Ciclovia Nova Fepasa (5,5 Km);
  • Ciclovia do Café (3,5 Km);
  • Ciclovia Nove de Julho (2,8 Km);
  • Ciclovia Leste (5,9 Km);
  • Ciclovia Saudade (1,8 Km).

2ª Fase (39,5 Km):

  • Ciclovia São Bento (6,2 Km);
  • Ciclovia Anel Sul (9,5 Km);
  • Ciclovia Monteiro Lobato (5,6 Km);
  • Ciclovia Vale Tanquinho (8,2 Km);
  • Ciclovia Leite Lopes (7,5 Km);
  • Ciclovia Leste 2ª Fase (2,5 Km).

Custos de Implantação:

• Total projetada: 79,6 Km de ciclovias a serem construídas

• 1ª fase: 43,2 Km • 2ª fase: 39,5 Km

• Existente: 7,6 Km.

Lívia Fornitano Roveri, Arquiteta e Urbanista

André Lucirton CostaProfessor, FEA-RP/USP.