Fica aqui uma homenagem em nome da AETEC, ao dia Internacional da Mulher!!!

O dia Internacional da mulher passou a ser celebrado no final do século XIX onde as mulheres se uniam em manifestações lutando por igualdade de direitos econômicos, sociais, trabalhistas e políticos.

Com o passar dos anos as mulheres ganharam espaço e se destacaram em diversos seguimentos, inclusive os que eram exclusivamente masculinos, como por exemplo, o da construção civil.

Hoje, as mulheres estão desde os canteiros de obras até os planejamentos, projetos, cálculos estruturais, pesquisas científicas, etc.

Foram muitas as mulheres que se destacaram durante os anos, especialmente na Arquitetura. Hoje são cerca de 60% de arquitetas no Brasil e cerca de 14% de Engenheiras e Técnicas, das quais se destacaram: Lina Bo Bardi (MASP/Casa de vidro), Rosa Kliass (Vale do Anhangabaú/Parque da Juventude), Tomie Otake (Monumento à Imigração Japonesa/Painéis do Ed. Tomie Otake), Carme Pigem (Prêmio Pritzker de 2017/La Cuisine Art Center/Museu Soulages), Vera Fabrício (Faculdade de Medicina da Santa Casa/Hospital Santa Rita), Edwiges Maria Becker Hom’meil (primeira engenheira formada no Brasil 1917), Enedina Alves Marques (topografia Usina Capivari Cachoeira/Usina Parigot de Souza), Victória Rossetti (extensos trabalhos sobre doenças em plantas cítricas/Publicou mais de 400 trabalhos científicos, recebeu 55 prêmios nacionais e 12 internacionais), Marília Chaves Peixoto (Teorama de Peixoto/primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Ciências), Thaisa Storchi Bergmann(Prêmio Internacional Loreal-UNESCO/estudo sobre o movimento de matéria em buracos negros).

FELIZ DIA DA MULHER!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *