CAU/SP PREPARA LANÇAMENTO DE CONCURSO PARA REFORMAR SEDE

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP), em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), vai promover um concurso público nacional de projeto de Arquitetura e Urbanismo para reformar seu edifício- sede no Triângulo Histórico da capital paulista.

O lançamento oficial está marcado para o dia 27 de outubro, com transmissão ao vivo pelas redes sociais.

O edital do concurso já pode ser consultado no site: www.concursosedecausp.org.br A iniciativa tem como proposta garantir um processo licitatório transparente e democrático para reunir projetos de diversas regiões.

O imóvel que já abriga a nova sede do Conselho apresenta importância histórica e simbólica como bem cultural e constitui oportunidade para a consolidação de um novo endereço de referência para a Arquitetura e Urbanismo em São Paulo.

Além de tornar o edifício plenamente adequado à realização de todas as atividades internas da autarquia, o concurso busca oferecer um lugar com significado, cujo caráter expresse os valores e as aspirações do Conselho.

“Valorizamos o concurso como modalidade importante para a contratação de projetos de Arquitetura e Urbanismo, e servir, em caráter exemplar, a outras instituições públicas, notoriamente em seu processo de formulação de modo a garantir participação ampla e aberta dos profissionais”, destaca Catherine Otondo, presidente do CAU/SP.

Seleção de Propostas A escolha da melhor proposta será feita em duas etapas, com
base no material apresentado na forma de Estudos Preliminares de Arquitetura, na primeira
etapa e Anteprojetos de Arquitetura, na segunda etapa, para a qual serão selecionados
até três projetos.

Os autores da proposta classificada em 1º lugar receberão o valor de R$ 1.631. 276, 24 e terão contratação para o desenvolvimento dos Anteprojetos e Projetos Executivos e Complementares.

O vencedor ainda será, posteriormente, contratado para o desenvolvimento dos Projetos Executivos Completos de Arquitetura e demais projetos complementares, conforme o edital.
A modalidade de escolha será exclusivamente baseada no critério técnico de qualidade a partir da avaliação de um júri especializado. Podem participar arquitetos e urbanistas e suas equipes devidamente registrados e em dia com suas obrigações junto ao CAU.

Saiba mais sobre o edifício sede
O prédio foi projetado e construído pelo escritório F. P. Ramos de Azevedo & Cia, Engenheiros Arquitetos em 1920, conforme foto no acervo do CONDEPHAAT. O Edifício XV de Novembro, implantado de forma geminada conforme loteamento tradicional das cidades brasileiras, foi por muitas décadas a sede do Banco Português do Brasil em São Paulo. Pode-se afirmar que é representativo do início da verticalização da cidade.

Na fachada sobressai o pé-direito alto decorado com pilastras emparelhadas da ordem coríntia, a ornamentação externa feita de palinetas, frisos e contornos em alto relevo, as janelas formando arcarias nos pavimentos superiores, todas com muitos ressaltos.

São respeitadas as proporções clássicas, mas a diferença de escala, a incongruência entre estrutura e aspecto externo e a diversidade dos materiais aplicados, tornam imprecisa a obediência formal ao cânone clássico.

Matéria da revista AETEC, 44º edição.

Revista online

Boa leitura!