BOMBEAMENTO DE CONCRETO AUTOADENSÁVEL EM ALTURA

Bombeamento de concreto autoadensável permite concretagens mais altas e com produto de melhor qualidade, reduzindo o atrito no bombeio.
Método aumenta a produtividade e reduz tempo de construção, gerando economia para as obras. Casamento é perfeito com o sistema de parede de concreto em edifícios altos

O bombeamento de concreto em edifícios altos conta com tecnologia diferenciada, que possibilita ciclos curtos de concretagem, capazes de permitir a execução de um andar por dia. O concreto pode ser distribuído em áreas onde é difícil ou impossível chegar com um guindaste, caçamba ou outros sistemas de concretagem. Proporciona redução de custo com mão de obra e equipamentos, o que resulta também em economia de tempo e alta produtividade.

Os equipamentos costumam ocupar espaços reduzidos, o que permite disponibilizar maior espaço do canteiro de obras para outros maquinários ou atividade. O uso de bombas de concreto também libera guindastes, elevadores de carga e outros equipamentos para serem usados em outros trabalhos. Podem distribuir o concreto com precisão no local exato. Por meio de tubulações rígidas ou flexíveis, o concreto pode percorrer curvas acentuadas, atravessar espaços estreitos, passar por cima ou por baixo de paredes etc.

O fornecimento contínuo de concreto garante trabalho estável e alta produtividade. A flexibilidade das bombas permite que a velocidade de distribuição do concreto seja adaptada a cada trabalho. Para grandes vazões, é possível utilizar múltiplas bombas, viabilizando o descarregamento de vários caminhões betoneiras ao mesmo tempo.

Definição do sistema de bombeamento

As concretagens devem ser executadas com equipamentos adequados. As circunstâncias da obra são determinantes para definir qual modelo de bomba é o mais adequado. Ou seja, a seleção da bomba ideal de concreto depende das dimensões da construção (distâncias de distribuição horizontais e verticais), do tamanho das seções individuais a serem despejadas (volume de concreto) e da qualidade de concreto fornecido (conteúdo de cimento, graduação dos agregados, consistência, tamanho máximo dos agregados, relação água e cimento, entre outras coisas).

A bomba de concreto deve distribuir certo volume dentro de um determinado tempo/período. Assim, deve ser selecionada de modo a fornecer tal volume no local exato onde o concreto é necessário. A pressão de bombeamento aumenta com a distância da linha de transporte/bombeio e com a velocidade do concreto na linha. Quanto maior é a distância ou quanto maior for o volume de concreto requerido, maior será a potência requerida na bomba.

Tipo de concreto

O concreto autoadensável (CAA) é desenvolvido com aditivos de última geração, que proporcionam maior facilidade de bombeamento, excelente homogeneidade, resistência
e durabilidade.

Tais características permitem que o concreto preencha todos os espaços da fôrma sem a necessidade de intervenções. Também dispensa o uso de vibrador, não segrega nem aprisiona o ar em excesso.

Testes práticos em campo são o método mais seguro para se avaliar a pressão de bombeamento necessária. É altamente recomendável que esses testes sejam realizados antes de se dar início ao projeto. Nos níveis de piso mais baixos, é possível alcançar o máximo rendimento da bomba de concreto. Conforme construção sobe, as pressões de bombeamento e a qualidade da linha de transporte se tornam ainda mais importantes.

Com a utilização de aditivos adequados, conseguimos a redução da pressão de bombeamento, melhorando a produtividade sem aumento da dosagem de cimento e evitando o uso de areias corretivas. Assim, temos convicção de que a redução da mão de obra para aplicação pode chegar a até 60%.

Instalação do equipamento para bombeamento do concreto

Deve-se observar e avaliar tecnicamente o local apropriado para instalação do equipamento, considerando o posicionamento para a montagem da bomba estacionária ou bomba-lança para a distribuição do concreto, assim como o fluxo e a logística de entrada e saída de caminhões betoneiras para a descarga do concreto.

Não deve existir nenhum impedimento para a instalação e montagem do equipamento para bombeamento do concreto, seja em relação à descarga de material, à entrada do equipamento no canteiro etc. Licenças e autorizações para estacionamento do equipamento em ruas ou calçadas, ou bloqueio das vias, se necessário, devem ser providenciadas de antemão. O local de montagem do equipamento de bombeamento deve estar nivelado, em terreno compactado, e livre de qualquer interferência no subsolo, como fossas, bueiros, buracos, pontas de ferragens e outros obstáculos.

O local de montagem do equipamento de bombeamento não deve estar sujeito a interferências de árvores ou redes elétricas que atrapalhem ou impeçam a operação das autobombas com mastros para distribuição do concreto. O contratante/construtor é responsável por liberar e disponibilizar área suficiente para abertura total e completa dos apoios de estabilização quando da utilização de bombas com mastros para distribuição do concreto, as chamadas bombas-lanças.

Fatores importantes a serem observados ao decidir bombear o concreto

Comunicação: deve ser estabelecida estreita comunicação entre a construtora e o fornecedor do serviço de bombeamento, além de conhecimento pleno de ambas as partes sobre os detalhes do contrato de trabalho e suas responsabilidades.

Acesso: bombas e betoneiras necessitam de bom acesso ao local da obra. Uma autobetoneira carregada com 8 m³ de concreto pesa 32 toneladas, tem 8 m de comprimento e 2,8 m de largura. Uma bomba estacionária necessita, no mínimo, de um espaço de 8 m de comprimento e 3 m de largura. Já a bomba-lança depende do seu alcance, que pode ser de 28, 32 ou até 60 metros, e deve ter espaço ou área de estabilização e peso de acordo com a informação dada pelo prestador do serviço de bombeamento e distribuição do concreto.

Área de limpeza: deve-se providenciar uma área de lavagem das betoneiras e bombas de concreto, assim como os segmentos da tubulação. Não se deve permitir que a água da lavagem escoe para o sistema de esgoto. A limpeza e o correto descarte do concreto residual do equipamento e da linha de bombeio são de responsabilidade do construtor. Se não houver lugar para jogar a água da lavagem, é preciso preparar uma área ou tanque apropriado para futuro descarte. A máquina e a linha de bombeio devem ser lavadas no final dos trabalhos ou nas interrupções da operação, que podem variar de acordo com o tipo de concreto, a temperatura ambiente, e o tempo de descarga. Tal período não pode ser superior a 90 minutos.

Segurança: os aspectos de segurança são particularmente importantes no bombeamento, transporte e distribuição do concreto e devem seguir as instruções dos fabricantes e as
normas vigentes. Os equipamentos de bombeio trabalham em altas pressões para forçar o concreto através da tubulação. Qualquer pessoa que não esteja diretamente envolvida
nas atividades deve permanecer afastada da área durante os trabalhos. Os gases de exaustão da bomba de concreto e dos motores de combustão interna são nocivos à saúde. Se a bomba de concreto estiver em uma área fechada, o contratante deve se responsabilizar por manter um sistema de ventilação ou de extração dos gases.

Para mais informações, acesse o site da ABESC
(Associação Brasileira das Empresas de Serviços de
Concretagem): https://abesc.org.br/

Alvaro Sérgio Barbosa Júnior,
Me Prof. Eng. Civil, Diretor Conselheiro da AETEC.

Matéria da revista AETEC, 44º edição.

Revista online

Boa leitura!