Beliche Casa na Árvore

Processo criativo – “O nosso pequeno cliente sonhava com um quarto divertido e, como quase toda a criança, queria um beliche com escorregador para subir, descer e para brincar com os amigos. Além disso, o quarto tinha que ser unissex já que logo, logo uma irmãzinha chegaria para compartilhar o espaço, os brinquedos e os pais.

Ao observar a família, suas falas, seus desejos e estilo de vida, encontramos nos elementos da natureza a inspiração necessária para criar o ambiente e a atmosfera que pretendíamos traduzir em formas, texturas e cores.

Queríamos muito criar um quarto lúdico, divertido e temático, porém, sem que os elementos estivessem muito óbvios e explícitos. A floresta nos inspirou, então criamos um elemento único e central: a grande árvore estilizada e orgânica que

remetesse a uma floresta cheia de encantos e esconderijos para as crianças buscarem seu próprio espaço; desta forma usamos diversos elementos vazados como as folhas e circunferência, além da madeira natural.

Os galhos da árvore abraçam e dão “vida” a esse beliche. Os adesivos que criamos para o teto completam esse cenário perfeito e dão originalidade e personalidade ao projeto. Para compor a marcenaria bebemos na fonte dos conceitos montessorianos criando assim, um quarto interativo onde a criança pudesse ter autonomia, liberdade e pudesse acompanhar o crescimento das crianças”, descreve Fabiana.

Premiação – Este projeto foi o vendedor do “Prêmio Polo Destaque 2020”, concorrendo com 23 trabalhos de profissionais de Arquitetura, Decoração e Design de Interiores, cadastrados no Polo Granja Viana e foram avaliados pelos critérios de ORIGINALIDADE, CRIATIVIDADE e APROVEITAMENTO DE ESPAÇO, pelo júri: Arthur Weigand, Roberta Smilari, Silvana Carminati, Marcelo Romero, Gianfranco Pisaneti e Redes Sociais, com direito a um voto. Este projeto alcançou a pontuação máxima em todos os requisitos, pela maioria dos jurados.

O projeto é do escritório USO DESIGN DE INTERIORES, criado pelas sócias Fabiana Valdissera e Carolina Sá Calleya, ambas formadas na mesma época na EPA – Escola Pan Americana de Arte. Desde 2015

trabalham intensamente na criação de projetos e soluções criativas para todos os tipos de necessidades, residenciais e comerciais. @uzo.design

Construção – “Fizemos essa árvore em compensado naval de 18mm com capa de pinus modelo exportação. O acabamento foi feito em Formica colorida, topo aparente, cantos e bordas arredondados para não deixar cantos vivos.

Para que a árvore que havíamos imaginado e desenhado no Vectorworks tomasse forma, essa chapa, depois de pronta, foi cortada na máquina Router CNC. Toda a montagem da árvore no espaço demandou criatividade por parte do marceneiro de móveis infantis Sergio Takahashi, que criou encaixes e emendas perfeitas. Toda a estrutura foi feita em madeira maciça e as superfícies envernizadas com pistola.

Por ser um projeto inovador tivemos um pouco de dificuldade em encontrar um marceneiro que topasse essa empreitada e que tivesse meios de desenvolver esse projeto. Dessa forma, após firmada a parceria com Sergio, foram necessárias várias reuniões para alinharmos questões técnicas com a estética desejada.

Outro ponto importante sobre a criação do projeto é que, para além do desejo de conceber uma marcenaria criativa onde pudéssemos expressar nosso design e criatividade, tínhamos como objetivo produzir uma peça modular, que pudesse ser desmontada em blocos na medida em que a criança fosse crescendo. Por isso, dividimos a cama em três partes principais, beliche, torre e escorregador, conceito que temos tentado priorizar em nossos projetos, a capacidade de se adaptar às diferentes fases da vida”, detalha Daniela.

Carolina Sá Calleya
Fabiana Valdissera

Créditos de fornecedores: Marcenaria, Tanabata Kids
Tapeçarias, Hello Decor – Cortina rolô, Artemakante
Fotógrafa, Nanda Ferreira.

Matéria da revista AETEC 35º edição.

Revista online

Boa leitura!