Aprendendo Com a Crise

Escolhi dar minha contribuição frente a crise que assola a saúde pública e econômica mundial, crise essa que atinge a todos, independentemente do setor, raça, crença, país ou região.

A comunidade internacional na sua mais variada atuação, seja pesquisa científica, seja econômica, sindicatos, associações, governos etc., estão em busca de respostas para entendermos onde realmente estamos, o que devemos fazer e onde vamos chegar.

No dia 30/03/20 assisti um webnário promovido pela Iniciativa Brightline®, que é capitaneada pelo PMI® (Project Management Institute), e foi demonstrado o resultado de uma destas pesquisas acima citadas, e que visa entender como as empresas estão se comportando e como elas entendem como vão sair deste momento de crise.

Abaixo, trago a vocês um resumo do que foi constatado nesta pesquisa e que pode ajudar a todos a entenderem a situação e se focarem no que realmente deve ser importante.

Esta pesquisa foi desenvolvida com a participação de organizações em todo o mundo sendo elas privadas, governamentais e ONG´s e, podem ter certeza, que os aspectos aqui apresentados vão interferir na sua vida, seja você empresário, gestor, consultor, consumidor etc., portanto, posso dizer que sua vida não será a mesma após esta crise!

Destrinchando um pouco mais as informações acima, notamos que a grande e expressiva maioria das empresas entendem que vão sair mais fortes desta crise. As adaptações necessárias adotadas por elas para se manterem vivas neste período fazem com que desde os altos níveis hierárquicos até os mais operacionais, repensem seu “modus operandis” e com isso estão desenvolvendo uma habilidade de focar mais em suas reais prioridades fazendo com que os processos de decisão fiquem mais ágeis.

Outro aspecto é que diante das necessidades de se manterem ativos, saudáveis e operando, novos talentos humanos, até então “escondidos” num amontoado organizacional, fossem descobertos. E isso só está sendo possível por meio do empoderamento das pessoas!

Como resultado desta crise, as organizações estão passando por uma fase de adaptação tecnológica, organizacional e conceitual numa velocidade nunca vista antes. Parece que tudo o que já deveriam ter feito no passado e, estavam “empurrando com a barriga” por comodismo ou por conta dos entraves organizacionais existentes, agora se tornou urgente e pode lhes custar a sobrevivência num mercado que já era muito competitivo.

Estas adaptações vão trazer benefícios que irão perdurar ao longo dos tempos. Velocidade na tomada de decisões, comunicação eficaz com muita transparência, silos corporativos eliminados, senso de direção mais claros para todos da organização, desenvolvimento de habilidades de adaptação e agilidade nas ações são exemplos destes benefícios que devem ser mantidos.

Pensem e repensem não só como vocês sobreviverão a esta crise, mas, fiquem atentos em manter o que lhes trará um crescimento e fortalecimento após esta tormenta passar.

A disrupção chegou de vez e com tudo e a necessidade de um novo “mindset” é necessário para achar seus caminhos!

Até o próximo artigo!

Rogério Sagliocco