AETEC ABRE ESPAÇO COWORKING

Desde o início de nossa gestão trabalhamos na ideia de implementar, dentro da sede da AETEC, um espaço de Coworking. Para tanto foi formada uma equipe para desenvolver os trabalhos e, depois de muitas reuniões, estudos e mão de obra, finalmente, com grande alegria, inauguramos o nosso espaço recebendo os participantes do Curso de Archicad/BIM promovido pela AETEC com apoio da MUTUA/SP para a primeira aula no dia 27/05.

Mas o que é Coworking?

Coworking ou escritório compartilhado é um modelo de trabalho que se baseia no compartilhamento de espaço e recursos de escritório, reunindo pessoas que trabalham não necessariamente para a mesma empresa ou na mesma área de atuação, podendo reunir entre os seus usuários profissionais liberais e usuários independentes.

Trabalhar em um escritório com pessoas de empresas diferentes pode ser incomum para alguns, mas esse modelo de trabalho está crescendo no país. A ideia nasceu nos Estados Unidos com 3 profissionais de tecnologia que precisavam de um lugar para trabalhar e se tornou tendência também por aqui. Os escritórios compartilhados (ou Coworking) são uma ótima opção para profissionais autônomos que trabalham com home office e querem sair do “isolamento” em casa. Os espaços de Coworking têm várias vantagens em relação às salas de escritório:

  • Não têm despesas como luz, água, condomínio, internet, IPTU
  • Não ficam presos a um contrato de aluguel
  • Não há investimento em móveis e reformas

Em uma mesma sala é possível encontrar, por exemplo, engenheiros, arquitetos, profissionais de TI, jornalistas, designers, empreendedores, consultores, advogados, publicitários. A experiência é enriquecedora, pois há troca de ideias com pessoas de outras áreas e consequentemente agrega maior conhecimento e também negócios. Muitas startups nascem dentro desses escritórios em razão da convivência.

O mundo atual enfrenta desafios em várias áreas: política, econômica, social, ambiental. Inovação é a chave para a transformação destes desafios em oportunidades que melhorem as nossas comunidades e o nosso planeta. O Coworking muda o modo como trabalhamos e, inspirados numa cultura participativa e na somatória de capacidades, poderemos construir um futuro melhor.

Nós temos talentos. Apenas temos que trabalhar em conjunto. Ambientes e realidades diferentes têm que se entrelaçar, juntar-se e interagir umas com as outras, de forma a transformar a nossa cultura. Desse modo poderemos criar uma comunidade sustentável, baseada na verdade e confiança.

Dentro de um espaço de Coworking são valorizados:

  • Colaboração acima da competição
  • Comunidade acima da individualidade
  • Participação acima da observação
  • O “fazer” acima do “dizer”
  • Camaradagem acima da formalidade.
  • Ousadia acima da segurança.
  • Aprendizagem acima da “expertise”.
  • Pessoas acima de personalidades
  • Um “ecossistema de valores” em vez de uma “cadeia de valores”

Parece haver algo de especial em espaços de coworking. Estudos feitos sobre desempenho e sucesso profissional constataram que as pessoas que se utilizam desses espaços, relatam níveis de prosperidade mais elevados do que as outras que desempenham seus negócios em escritórios tradicionais e individuais.

As pessoas que usam espaços de coworking conseguem dar a seus negócios, um sentido significativo.

Ao contrário de um escritório tradicional, os espaços de coworking são compostos por membros que trabalham para uma grande variedade de empresas, empreendimentos e projetos. Por haver pouca concorrência direta e nenhuma hierarquia, não há o estigma de corporação. Trabalhando em meio a pessoas que fazem diferentes tipos de atividades, pode- se criar uma identidade própria de trabalho, mais forte.

Há, também, o fato de trabalhar em uma cultura, onde a norma é ajudar uns aos outros. Ser membro de um coworking, não é simplesmente, o fato de as pessoas irem para o trabalho, fazem parte de um movimento social.

A AETEC oferece infraestrutura completa, com café, chá, água, internet em banda larga ou wifi, sala de apoio para descanso, recebimento de correspondência, recados. Oferece ainda, de forma opcional, sala de reunião, auditório para palestra, apresentação de projetos, workshop e outros benefícios de acordo com o contrato individual.

Assim, convidamos todos a participar desse nosso espaço. Informações a respeito de funcionamento, horários, contrato, etc., poderão ser obtidas em nossa sede ou pelo telefone

4616-2398 com Thainnara.

Eng. Arthur Augusto Weigand Berna.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *