A IMPORTÂNCIA DO LEVANTAMENTO PLANIALTIMÉTRICO DESDE A AQUISIÇÃO DO TERRENO ATÉ A ENTREGA DA OBRA!

O Levantamento Planialtimétrico é um serviço essencial para todo o ciclo da Incorporação Imobiliária e deve ser prestado por uma Empresa / Profissional não só habilitado como capacitado.

Quando estamos prospectando um terreno, se faz necessário para entender se as medidas e áreas estão aderentes às matrículas, como são os desníveis e a relação com os imóveis vizinhos.

Em todas as situações, a Planta deve vir com o máximo de informações possíveis no que diz respeito à: Matrícula, IPTU, Exemplares Arbóreos, Curvas de Níveis, Ângulos, etc., e representação gráfica deve ser limpa e clara.

Para a Prefeitura, é um documento essencial e serve de base para todo o desenvolvimento do Projeto Legal a ser aprovado, permitindo que os parâmetros como Gabarito, Coeficiente de
Aproveitamento, Taxa de Ocupação, entre outros, sejam calculados de forma exata.

Há situações também em que há necessidade de aprovação junto aos órgãos de Meio Ambiente, além do Licenciamento, tornando as informações pertinentes a serem indicadas no desenho, mais importantes ainda.

Outro ponto importante é quando é exigido algum tipo de doação para a municipalidade, se fazendo necessário absorver toda a demarcação pública no lote, a confecção de um bom
Memorial Descritivo da Área e a emissão das devidas negativas dos proprietários perante os órgãos públicos.

Já quando após a demolição, quando houver e antes da construção começar, deve-se fazer uma atualização desse documento para que se possa verificar se as informações permanecem as mesmas.

Em seguida, vem a Locação da Obra, para que garantir que ela saia exatamente como planejado.

Por fim, é importante fazer levantamentos durante a fase de execução do empreendimento para garantir que tudo está de acordo com o projetado e também para se resguardar durante eventual fiscalização no final da obra onde são checados principalmente os recuos e alturas.

Nós da Aprova SP orientamos nossos clientes a serem rigorosos com essa contratação e fazemos todos os acompanhamentos técnicos necessários durante todo esse processo: compatibilização entre projetos, análise de recuos e alinhamentos na desapropriação, adoção de alturas permitidas no embasamento / sobressolos e vizinhança.

Eliette Passos Martins. Arquiteta, sócia na empresa Aprova São Paulo, eliette@aprovasp.com.br

Matéria da revista AETEC, 46º edição.

Revista online

Boa leitura!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *